Educação - Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

Hortaliças produzidas pelo Cepib abastecem escolas e entidades sociais do município

Esta é a época do ano em que as hortaliças estão viçosas e no Centro Educacional Professora Iara Bergoli(Cepib) a imagem que se vê, é de lindos canteiros cultivados a base de muito aprendizado e esmero. Que o digam os alunos do Centro Educacional que recebem cotidianamente orientações do “seu Tonho” para a formação e cultivo dos canteiros.

Prova disso é a produção gerada pela horta do Cepib que está servindo para abastecer, através do doações, a Emei Maria Schuster, a Escola Municipal Pejuçara, o Projeto Criança Esperança e a Apae. A produção doada serve de alimento que complementa a merenda escolar dos alunos, mas também os alunos que frequentam o Cepib recebem doações.

Coordenadora Silvia Tanaura e "seu Tonho" entregam doação a vice diretora da EMP Vanessa Turcatto

A Coordenadora do Cepib Silvia Tanaura Belles da Cruz salienta que este é um projeto desenvolvido com o apoio da Administração Municipal que investe na aquisição das mudas e mantido através do incansável trabalho do funcionário Antonio Zanetti de Moura, conhecido carinhosamente como “seu Tonho”. “Essa é uma horta totalmente orgânica e a imagem que presenciamos nesta época de produção plena é a prova de que vale o esforço para sua manutenção, especialmente por que dela estamos tirando o subsídio que complementa a alimentação dos alunos da rede pública e também dos usuários da nossa Apae”, comentou Silvia.

Todo o trabalho é supervisionado pela professora Eliane de Moura Zamberlan, supervisora dos programas educacionais da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Pejuçara. A horta do Cepib produz, além de temperos como salsa e cebolinha, também hortaliças folhosas como Alface, Chicória, Repolho e Couve.