Saúde - Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

Procura por vacina preventiva ao Sarampo ainda aquém do esperado em Pejuçara

Crianças são agraciadas com um balão do zé gotinha com a lembrança de que "vacinar é saúde".

Devido ao aumento nos casos de Sarampo, está em andamento em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação preventiva à doença. A vacina tríplice viral que também protege contra a Caxumba e Rubéola está disponível em todos os postos de saúde do País e em Pejuçara o movimento começou a se intensificar nesta semana. A campanha está dividida em duas etapas, focadas em grupos que estão mais suscetíveis à infecção por Sarampo.

A primeira será observada entre os dias 7 e 25 de outubro, portanto, em andamento com foco nas crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos. O chamado dia D, será em 19 de outubro.

Já a segunda etapa da campanha ocorre entre os dias 18 e 30 de novembro, com foco na população de 20 a 29 anos. Nesta etapa, o dia D será em 30 de novembro.

O objetivo da campanha, de acordo com a técnica em enfermagem e vacinadora Léia Sarturi é interromper a circulação viral e preventivamente controlar o crescimento no número de casos da doença. “O movimento inicial ainda está aquém daquilo que projetamos, mas aguardamos que os pais tragam seus filhos, com a carteirinha de vacina em mãos, tendo em vista a importância da imunização. Nossa expectativa é atingir a meta atingindo as 35 crianças listadas como público alvo da campanha”, disse a vacinadora. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é atingir 95% do contingente previsto na vacinação.

Números do Ministério da Saúde indicam que em 2019 foram notificadas 26.421 suspeitas de Sarampo no Brasil, destes, 5.346 foram confirmados. Só na capital gaúcha foram confirmados 8 casos até o final do mês de setembro, todos em adultos jovens, publico que compõe o alvo da segunda etapa da campanha, o que reforça a necessidade de manter a vacinação sempre em dia.