Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019

Pejuçara recebe prêmio Nacional CFO Saúde Bucal

Prefeito Buzzatti registrou o momento especial com uma foto integrando toda a equipe da SMS

A Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria Municipal da Saúde foi agraciada no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. A distinção foi concedida em 2019 à municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal de acordo com as disposições estabelecidas pela resolução do Conselho Federal de Odontologia nº 205 de 21 de maio de 2019.

No Rio Grande do Sul Pejuçara foi premiado no grupo populacional de até 20 mil habitantes recebendo um certificado de participação na premiação e reconhecimento do trabalho realizado na área da saúde bucal.  No total, de acordo com dados do IBGE, existem 391 municípios com até 20 mil habitantes no Estado, sendo Pejuçara o terceiro colocado na etapa estadual, segundo apontamento do Conselho Federal de Odontologia na premiação realizada com o apoio do Conselho Regional de Odontologia.

Pejuçara recebe prêmio Nacional CFO Saúde Bucal

O prefeito Eduardo Buzzatti disse durante o encontro com os servidores da saúde ter ficado eufórico com a premiação. Salientou que, partindo do pressuposto da analise em 391 cidades, Pejuçara ter auferido o terceiro lugar, é uma avaliação muito próxima da excelência. “Nós queremos cumprimentar a todos os envolvidos neste trabalho dentro da nossa gestão. É uma régua muito próxima da excelência graças ao comprometimento de todos e das condições que oferecemos desde 2013 quando assumimos a prefeitura e dissemos que a saúde seria a nossa prioridade das prioridades”, salientou.

Os itens avaliados pelo CFO para o apontamento dos agraciados com a distinção foram: Financiamento em Saúde, Controle Social, Política Municipal de Saúde Bucal, Assistência Odontológica Básica, Promoção de Saúde Bucal, Vigilância em Saúde Bucal, Quadro de Pessoal Odontológico, Remuneração na Atenção Básica e Educação Permanente.

O responsável pela Secretaria Municipal de Saúde, Erasmo Daronco também reconheceu e parabenizou todos os profissionais da saúde envolvidos na causa, salientando que os afazeres operacionais diários, por vezes, ocasionam esquecimento de questões importantes. “A gente quer sempre fazer mais e melhor e por conta disso, esquece de olhar para o lado e reconhecer as coisas boas que já estão acontecendo”, frisou.

Pejuçara recebe prêmio Nacional CFO Saúde Bucal

Daronco lembrou que foi o prefeito Eduardo Buzzatti que enviou para a SMS o oficio recebido do Conselho Regional de Odontologia para que fosse feita a compilação dos dados e a integração deles ao levantamento do CFO. “Felizmente, pelo envio deste oficio à Secretaria Municipal da Saúde, nós podemos fazer o histórico do trabalho realizado e cadastra-lo a participação na premiação”, disse.

Erasmo Daronco ainda disse que Pejuçara está no caminho certo porque Eduardo Buzzatti é o prefeito, fazendo alusão a sua competência, compromisso e envolvimento com as questões que retornam em benefícios para a comunidade. “Pejuçara só vai sentir a diferença quando Eduardo Buzzatti não for mais o prefeito. Essa distinção recebida é a prova de que o trabalho que desenvolvemos aqui não é fantasioso, mas sim, de resultados.

Emocionado, o prefeito agradeceu dizendo que sempre há o que melhorar. “Nós estamos no caminho certo e sabemos que nossa população é extremamente exigente. Sabemos que se formos nos comparar a outros municípios,  em relação a saúde, as pessoas daqui iriam sentir a diferença existente, mas temos que olhar para nossa roça e cuidar bem dela, deixando a roça do vizinho em segundo plano. E é isso que estamos fazendo em Pejuçara. Tratando a saúde como deve ser tratada por que sabemos que a nossa comunidade será a maior beneficiada”, concluiu.

Saiba mais:

Compõe as equipes de Saúde Bucal dentro da Estratégia de Saúde da Família(ESF) em Pejuçara:

Odontólogos;

Sérgio Persich – Franciele Baier – Kelly Knack e Luciana Maffini.

Auxiliares de Consultório Dentário;

Solange dos Anjos – Itamara Tolfo.

O Prêmio:

O Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal é realizado pelo Conselho Federal de Odondologia com o apoio dos Conselhos Regionais há 14 anos como forma de estimular melhores práticas de saúde bucal e garantia de acesso ao atendimento odontológico para quem mais precisa. Neste ano, a premiação buscou ampliar ainda mais o número de municípios participantes.

O Certificado

O Ofício