Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019

Parceria entre Município e Emater fomenta produção de hortaliças

Secretário da agricultura Irineu Pereira, acompanhou a atividade realizada nessa quinta-feira pela manhã

Numa parceria entre a Administração Municipal de Pejuçara, através do Centro Educacional Professora Iara Bergolli(Cepib), Secretaria da Agricultura, Emater e Senar foi desenvolvido no Cepib o curso básico para produção de hortaliças.

De acordo com a Chefe do escritório local da Emater a capacitação de três dias com carga de 24 horas envolveu vários públicos, dentre os quais mulheres, agricultores que vendem comercialmente a produção e demais interessados. Loiva Clenice Schröer conta que a ideia foi trabalhar a produção básica de hortaliças com a aplicação da teoria e também a aula prática de plantio que foi realizada no Cepib.

Parceria entre Município e Emater fomenta produção de hortaliças

A coordenadora do Cepib, Silvia Tanaura Belles da Cruz destacou que a partir da autorização do Prefeito Eduardo Buzzatti, a estrutura do Centro Educacional pôde ser utilizada sendo que a Secretaria da Agricultura forneceu o material necessário para a formatação de uma composteira, além de sementes, adubo e mudas de hortaliças.

A Chefe da Emater Loiva Schröer lembra que “para começar a horta é preciso pensar no solo e aí com o aproveitamento do material orgânico disponível no terreno do Cepib foi possível idealizar a composteira que será utilizada na sequencia do trabalho com a orientação de técnicos da Emater”.

A Coordenadora Silvia, destaca que a produção da horta será posteriormente utilizada na merenda escolar dos alunos da Escola Municipal Pejuçara, bem como, os próprios alunos do Cepib que participam das oficinas, poderão utilizá-la, a medida da disponibilidade de produção e da necessidade de consumo em suas casas.

A orientação na atividade foi do professor Jaime Berres que trabalha como instrutor do Senar há 18 anos.