Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 17 de Setembro de 2019

Empresa que visa implantar parque eólico em Pejuçara busca novos parceiros

Ao lado do Prefeito Eduardo Buzzatti, o vice Marcos Villani acompanhou a explanação dos empresários

O Prefeito Eduardo Buzzatti recebeu em seu gabinete nesta terça-feira(17) a visita dos sócios proprietários da empresa Cauduro, estudos, projetos e consultoria Ltda, Cláudio Cauduro e Marcelo Fernandes Cauduro. Os empresários, pai e filho, são os responsáveis pela condução do estudo para implantação de um parque de captação de energia eólica no município de Pejuçara e vieram até ao Centro Administrativo Municipal para externar ao prefeito Buzzatti detalhes do andamento do projeto.

“Este é um projeto que movimentará um investimento de R$ 1,2 bilhão e trará muitos benefícios ao município e à população de Pejuçara a começara pela geração de mais renda para os agricultores que tiverem torres instaladas em suas propriedades”, disse o prefeito ao falar sobre o estágio do projeto. Conforme o que informaram Cláudio e Marcelo Cauduro, o georreferenciamento das propriedades contratadas para a implantação das torres de geração de energia está praticamente pronto e quando concluído, este estudo será entregue ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(Incra) para sua regularização.

O empresário Marcelo Cauduro lembra que para o produtor rural, dono da propriedade, o negócio é bastante viável, uma vez que a previsão é de que haja uma renda média de R$ 2 mil reais por mês, por aerogerador instalado na propriedade. “Para o proprietário é uma grande oportunidade de se capitalizar porque a implantação das torres geradoras de energia não terá custos para o produtor”, lembrou Cauduro salientando que o parque eólico ocupará no máximo 3% da área útil da propriedade contratada.

Empresa que visa implantar parque eólico em Pejuçara busca novos parceiros

O projeto prevê a implantação de 55 torres de captação de energia eólica com capacidade de geração de quatro megawatts cada uma em 11 propriedades que já estão contratadas para receberem a implantação dos parques eólicos.

Marcelo Cauduro informou ao prefeito que até o momento 2.465 hectares já estão contratados para a implantação das torres de captação de energia dos ventos e a visita desta semana em Pejuçara foi para afinar detalhes para fechar contrato com 4 proprietários, uma vez que estas propriedades tem localização estratégica, facilitando a logística para a implantação do projeto.

Depois de mais de 7 anos de estudo, os números apontam que há ventos constantes na região que variam entre 7,3 e 7,4 metros por segundo, o que fez com que houvesse a decisão de implantação do projeto de um parque eólico em Pejuçara. Marcelo Cauduro destacou que já há acordo firmado para compra da energia gerada pelo parque eólico de pejuçarense podendo esta venda chegar a 2 gigawatts de energia por mês. "Estamos trabalhando com afinco e dedicados para que o projeto de implantação das torres de energia se concretize em breve, o que resultará no fomento ao comércio, industria e serviços de Pejuçara contribuindo para o crescimento do nosso município", concluiu Eduardo Buzzatti.