Saúde - Quinta-feira, 12 de Setembro de 2019

Agroindústrias se reúnem em Ijuí para tratar de legislação tributária e previdenciária.

O município de Pejuçara foi representado num encontro realizado em Ijuí para sobre a legislação tributária e previdenciária e a rotulagem de alimentos produzidos nas agroindústrias familiares.

O encontro realizado nessa quarta-feira(11) tyeve a participação de donos de agroindústrias familiares de 12 municípios do Noroeste gaúcho. O Encontro Microrregional de Agroindústrias foi promovido pela Emater/RS-Ascar com o apoio da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde e Prefeitura de Ijuí com participação de vários representantes da região.

O objetivo do encontro foi atualizar informações sobre as legislações e também sobre a rotulagem dos alimentos produzidos nas agroindústrias familiares. "Essa questão da rotulagem é muito importante, uma vez que o consumidor terá disposto no rótulo todas as informações nutricionais do produto, no entanto, o que nos preocupa são essas legislações que transformam as agroindustrias familiares em micro empresas. Essas medidas irão dificultar, sobre maneira, a manutenção de agroindustriais em determinadas produções, uma vez que terão de ser autossuficientes", disse o secretário de agricultura Irineu Pereira.

O evento é uma ação vinculada ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) executado no Rio Grande do Sul pela Emater/RS-Ascar e coordenado pela secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Representaram o município de Pejuçara, Carolina Oberto, extensionistas da Emater, Gelson Vieira, Sandro Mantovani, Irineu Pereira, Secretário da Agricultura, Felipe Oberdorfer, Franscis Bisognin,  Lucilei Zamberlan, Edinei Zamberlan e Janir Bonini.

Colaboração: Emater - escritório de Pejuçara.