Turismo e Cultura - Terça-feira, 10 de Setembro de 2019

Agricultura é o projeto mais votado na Consulta Popular

O município de Pejuçara registrou a participação de 609 eleitores no processo de votação da Consulta Popular 2019 realizado nos dias 4, 5, e 6 de setembro. O Número equivale a 20,51% dos eleitores no município.

No Estado, a área que recebeu mais votos na Consulta Popular 2019 foi a Agricultura, com 170 mil do total de 253.832 votos. São 25 projetos eleitos em 23 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), com a destinação de R$ 12,847 milhões em verbas. O levantamento foi realizado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE).

Nesta edição, o valor disponibilizado foi de R$ 20 milhões, dividido nas 28 regiões dos Coredes, resultando em 42 projetos eleitos pela população. Conforme a SGGE, órgão responsável pela organização da Consulta Popular, além da agricultura, as outras áreas que tiveram maior interesse dos gaúchos foram desenvolvimento, turismo, ciência e tecnologia, com 46,7 mil votos e projetos resultando em R$ 3,96 milhões, e logística e transporte, 9,7 mil votos e R$ 1,314 milhão.

Em Pejuçara, que integra a região de atuação do Corede do Noroeste Colonial,  a votação nos projetos elencados durante as assembleias da Consulta Popular ficou assim: Assessoria a Micro e Pequenas Empresas – 84 votos, Desenvolvimento da Agropecuária – 401 votos, e Aquisição de equipamentos para viabilizar o controle da qualidade da água para consumo humano em Sistemas de Abastecimento Coletivo nos municípios do Corede Noroeste Colonial – 104 votos.

Na região do Corede do Noroeste Colonial foram computados 4.942 votos on-line e 512 votos válidos off-line totalizando a participação de 5.454 eleitores, o que equivale a apenas 4.08% do total de 134.577 eleitores da região.

A verba destinada na Consulta Popular será inserida no orçamento do Estado. Os projetos eleitos serão executados pelas secretarias e monitorados pela SGGE. Conforme a execução é efetivada, os valores são liberados pelo governo.

Veja quadro geral:

Agricultura é o projeto mais votado na Consulta Popular