Saúde - Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019

Prefeito participa de reunião para discutir aprimoramento na Atenção Primária a Saúde

O prefeito Eduardo Buzzatti esteve em Ijuí nesta terça-feira(3) juntamente com o Responsável pela Secretaria Municipal da Saúde(SMS) para participar de um encontro que integrou vários prefeitos, secretários, coordenadores de saúde dos municípios e técnicos de saúde da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde.

A Diretora do Departamento de Ações em Saúde da Secretária Estadual da Saúde(SES) Ana Lúcia da Costa esteve em Ijuí, participando da reunião que integrou ainda os trabalhadores de saúde dos municípios da área de abrangência desta coordenadoria no auditório do HCI.

O objetivo da reunião, de acordo com o responsável pela SMS de Pejuçara Erasmo Daronco, foi discutir a Planificação da Atenção a Saúde, processo que vem sendo desenvolvido há quase um ano com apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde(CONASS) e que envolve 1.900 profissionais de saúde atuantes nas secretarias de saúde de toda a região.

A discussão é acerca da busca de mudanças no processo de trabalho, visando o aprimoramento da Atenção Primária a Saúde da população. Para a diretora Ana Costa, a Atenção Primária a Saúde deve ser resolutiva e a ordenadora do cuidado nas Redes de Atenção a Saúde.

Ela comentou no encontro com os gestores do setor que essa meta vai ao encontro do preconizado na proposta da Planificação ressaltando também, ser este um projeto prioritário do governo do Estado.

Também participaram da discussão realizada em Ijuí, o integrante do CEAB/SES Natanael Pires e as apoiadoras do CONASS Marta Barreto e Eliane Chomatas.