Saúde - Sexta-feira, 30 de Agosto de 2019

Nota normativa do Estado determina ação de bloqueio contra o Sarampo

Os novos casos de Sarampo surgidos em alguns Estados do Brasil nas últimas semanas provocaram medidas preventivas que estão atingindo todos os municípios gaúchos.

Na região, o Governo do Estado, através da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde editou uma nota normativa determinando a intensificação e a ação de bloqueio para a imunização contra o Sarampo através da aplicação da vacina tríplice viral.

Em Pejuçara, de acordo com a técnica em enfermagem e vacinadora Léia Cristina Sudatti Sarturi, a vacinação das crianças com idade entre 6 meses e 11 meses e 29 dias está sendo feita junto a sala de vacinas da Secretaria Municipal da Saúde(SMS).

Ela lembra que o horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira. “Nós contamos com a colaboração dos pais para que tragam seus filhos a fim de imuniza-los preventivamente contra o Sarampo, sendo importante trazer consigo a carteirinha de vacinação dos filhos”, disse Léia.

O momento epidemiológico que vários estados vivem em torno do Sarampo motivou a edição da nota normativa. Nesta semana o Estado Gaúcho recebeu do Ministério da Saúde 138,2 mil doses da vacina para serem distribuídas. A medida tenta frear o avanço da doença pelo País.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o material recebido irá reforçar os estoques, mas não está prevista uma nova campanha de vacinação contra o sarampo em território gaúcho. A vacina tríplice viral previne também contra a rubéola e a caxumba.

Nos últimos 90 dias, foram registrados 1.680 casos confirmados em 11 Estados, a maioria em São Paulo, com 1.662 ocorrências. Ao todo, no ano, foram 1.845 pacientes identificados com a doença. O Rio Grande do Sul, que teve 46 casos confirmados em 2018, não teve nenhum em 2019.

Em função do aumento de casos de Sarampo , iniciado no ano passado, o Brasil perdeu o certificado da Organização Mundial da Saúde(OMS) de país que erradicou o sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde, a tríplice viral está disponível nos mais de 36 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.