Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019

Assembleia define projetos prioritários para a Consulta Popular 2019

Integrantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento(Comudes), Prefeitos, Presidentes de Câmaras de Vereadores e Secretários Municipais da região participaram nesta sexta-feira(23) da assembleia regional do Corede que definiu os projetos que comporão a cédula de votação da Consulta Popular deste ano.

O encontro aconteceu no Centro de Eventos da Unijui e o município de Pejuçara foi representado por integrantes da comissão provisória da Consulta Popular Kelli Ragasson e Crisciane Wesner, além do Secretário Municipal de Agricultura Irineu Pereira e da Presidente da Câmara de Vereadores Eliane de Moura Zamberlan.

Assembleia define projetos prioritários para a Consulta Popular 2019

Na assembleia regional realizada em Ijuí ficou definido que a cédula de votação terá três propostas sendo elas, Assessoria a Micro e Pequenas Empresas, Desenvolvimento da Agropecuária e Controle da qualidade da água para o consumo humano. Para a região do Corede do Noroeste Colonial a Consulta Popular deste ano destinará R$ 628 mil, sendo que os integrantes da assembleia decidiram dividir o valor entre os dois projetos mais votados. “Os valores serão divididos de maneira igualitária, mas os projetos serão desenvolvidos conjuntamente por todos”, disse o presidente do Corede Nelson Thesing.

A votação nos projetos da Consulta Popular ocorre nos dias 4, 5, e 6 de setembro on-line e agora a missão dos Comudes é disseminar esta informação para que haja a mobilização da população para os dias da votação.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento Regional do Estado Bruna Blos destacou que em função da redução nos recursos que neste ano chegam a apenas R$ 20 milhões no Estado, a união dos Conselhos Regionais Desenvolvimento será fundamental para a efetivação dos projetos.

Assembleia define projetos prioritários para a Consulta Popular 2019

A diretora ainda afirmou no conclave dirigido pelo presidente Nelson Thesing, que o governo do Estado está comprometido com o pagamento dos R$ 31 milhões contingenciados da Consulta Popular, no entanto, está vendo a melhor forma de cumprir o prometido nos próximos três anos e solicitou apoio dos Comudes para que mobilize a população dos municípios da região na votação de setembro.

Em Pejuçara os recursos a serem auferidos na Consulta deste ano deverão ser utilizados na potencialização da agropecuária, especialmente em ações de correção do solo, lembrou o secretário Irineu Pereira da agricultura. A presidente da Câmara de Vereadores Eliane de Moura Zamberlan disse que como agentes públicos, o dever agora dos gestores e integrantes dos conselhos é mobilizar a comunidade pejuçarense para que a votação seja a melhor possível nas matérias de interesse do município. “Os recursos não são volumosos, mas sem dúvidas, muito importantes para seguirmos trilhando o caminho do desenvolvimento. Por isso a participação de cada cidadão e cidadã na votação dos dias 4, 5 e 6 de setembro é fundamental”, destacou.

Os representantes do Estado Sandra Machado e Wagner Câmara, além do vice presidente do Corede Fioravante Ballin também participaram da assembleia regional realizada em Ijuí.