Educação - Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019

Comudes discutem projetos para votação na Consulta Popular.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento(Comude) designado provisoriamente pelo prefeito Eduardo Buzzatti está discutindo os projetos de desenvolvimento que integrarão a cédula de votação da Consulta Popular de 2019. Nesta terça-feira(20) integrantes da comissão nomeada pelo prefeito estiveram em Panambi participando de mais uma assembleia regional promovida pelo Conselho Regional de Desenvolvimento(Corede) presidido pelo professor Nelson Thesing.

No encontro realizado em dependências da Câmara de Vereadores de Panambi, ocorreu a escolha dos delegados da Consulta Popular, bem como, houve a avaliação das demandas previstas para este ano.

O prazo exíguo e a nova formatação da Consulta Popular 2019 estão gerando bastante trabalho, sendo que na próxima sexta-feira(23) os delegados voltam a se reunir para definir os projetos que irão compor a cédula de votação neste ano. O encontro, desta vez, ocorrerá no Centro de Eventos do Campus da Unijuí, em Ijuí, a partir das 14h.

Os projetos a serem apreciados na região do Corede Noroeste são os seguintes: Assessoria às micro e pequenas empresas individuais, Desenvolvimento da agropecuária (com incentivo à bacia leiteira) e Controle de qualidade da água para consumo humano em sistema de abastecimento coletivo. Destes apenas dois irão compor a cédula da votação popular que está prevista para ocorrer nos dias 4, 5 e 6 de setembro.

Em 2018 o volume de recursos para aplicação nos projetos mais votados da Consulta Popular era de R$ 80 milhões, valor que neste ano caiu para apenas R$ 20 milhões. A votação será online através do site www.consultapopular.rs.gov.br.

Em Pejuçara, integram a comissão provisória da Consulta Popular Gregory Nascimento Zuffo, Crsciane Werbes Wesner, Keli Ragasson, Rubens de Mello Fernandes, Luis Afonso Mollmann dos Santos e João Carlos Martins. Comudes discutem projetos para votação na Consulta Popular.

O Secretário da Agricultura de Pejuçara Irineu Pereira também participou do encontro em Panambi.