Turismo e Cultura - Terça-feira, 20 de Agosto de 2019

Ato marca recepção à centelha da chama da Pátria em Pejuçara.

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer(SMEC) realizou na tarde desta terça-feira(20) o ato de recebimento da centelha da Chama da Pátria nas imediações do trevo da ERS-512 com a BR-285.

Coordenado pelo Coronel Ataídes Moraes Rodrigues, sub-comandante da reserva altiva da BM e coordenador da centelha da Pátria e corrida do fogo simbólico no eixo norte do Estado, o ato contou ainda com presença do prefeito Eduardo Buzzatti, vice prefeito Marcos Villani, Secretária de Educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe, integrantes da Smec e alunos representantes das escolas municipal Pejuçara e Estadual Ângelo Furian.

Além da Brigada Militar de Pejuçara, acompanharam o Coronel Moraes os tenentes Montardo e Rinaldo. Em sua fala o Coronel Moraes lembrou aos alunos os valores do patriotismo e da cidadania, destacou a simbologia da bandeira nacional, reiterando o lema da Bandeira, “Ordem e Progresso”, como sendo a missão de cada cidadão brasileiro. “Essa simbologia da Bandeira e do Hino Nacional Brasileiro é para que a gente possa transmitir os valores essenciais e os objetivos que temos nas nossas vidas”, lembrou.

Ato marca recepção à centelha da chama da Pátria em Pejuçara.

O prefeito Eduardo Buzzatti por sua vez parabenizou o Coronel Moraes pelo trabalho que vem desenvolvendo a frente da reserva altiva da BM e agradeceu pelo comandante fazer com que o município de Pejuçara esteja inserido a vários anos no roteiro, no contexto de entrega da centelha simbólica da chama da Pátria. “Nós agradecemos pelo Sr. sempre ter essa disponibilidade, porque nos estamos vivendo uma época em que os valores da cidadania, do patriotismo, da responsabilidade e do respeito quase que não são lembrados; e através do seu trabalho e da sua equipe isso está sendo resgatado junto a estes jovens estudantes. Obrigado por fazer com que Pejuçara esteja inserido neste contexto”, agradeceu Buzzatti.

Após a recepção à centelha da chama da Pátria, os estudantes participaram da corrida do fogo simbólico pelas ruas centrais de Pejuçara até o posto da Brigada Militar. No local, após a apresentação de alunos dos prés um e dois da Emei Maria Schuster, o prefeito Eduardo Buzzatti fez a entrega da centelha ao soldado Cristiano Virgilio Samrsla Czyzeski  da corporação local.

Neste ano, a programação da Semana da Pátria tem como tema nacional a Bandeira do Brasil e tema regional a Homenagem ao Parque Histórico Marechal Manuel Luis Osório onde a chama da Pátria foi acesa. Em Pejuçara a Semana da Pátria tem inserida em sua programação a homenagem pela passagem do jubileu de ouro da biblioteca pública Machado de Assis. A abertura oficial da Semana da Pátria está prevista para a segunda-feira dia 2 de setembro às 10h junto ao Palanque Oficial da Praça Visconde de Rio Branco. O desfile cívico está previsto para iniciar as 14h30 do sábado, dia 7 de setembro.