Educação - Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019

Administração de Pejuçara foi representada em treinamento do Programa de Integração Tributária

Randal Guimarães explica os métodos para reformulação do "PIT" aos participantes do treinamento na Famurs

O município de Pejuçara esteve representado nesta semana no encontro promovido pela Famurs com mais de 100 representantes de municípios gaúchos num treinamento sobre as novas reformulações do Programa de Integração Tributária(PIT).

Durante o encontro o auditor fiscal, chefe da seção fiscal do PIT e novo Coordenador do Grupo de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul, Randal Guimarães explicou que o governo Eduardo Leite está organizando uma nova proposta dos cursos de formação no Programa de Integração Tributária e uma dessas propostas inclusas na pauta é a inserção dos índices do Fundo de Participação dos Municípios(FPM) no PIT, destacando suas bases legais e as reformulações relacionadas a Educação Fiscal.

A professora Coordenadora do Programa de Educação Fiscal em Pejuçara, Eliane de Moura Zamberlan e a servidora municipal que atua como secretária de escola Karina Leal Zambra participaram do treinamento do PIT realizado no dia 8 de agosto. A professora Eliane Zamberlan  explica que o objetivo de participar do treinamento foi entender qual era a proposta de reformulação do programa.

Todos os itens de ações que devem ser envolvidas no Programa de Integração Tributária(PIT) foram avaliados no que diz respeito ao código de ação do PIT, a pontuação, a descrição e a comprovação dos dados numa dinâmica de grupo onde os mais de 100 participantes do treinamento puderam adicionar sugestões para a reformulação do programa. “A partir dessas sugestões, as propostas de mudança serão apresentadas no próximo encontro pelo Coordenador Handal, de acordo com a estrutura de gestão do governo Eduardo Leite”, lembrou a professora Coordenadora.

A servidora Karina Zambra participou do encontro representando o trabalho realizado pelas secretárias de escola na primeira campanha do troca nota estudantil de educação fiscal em Pejuçara. Eliane Zamberlam lembra que no segundo semestre haverá a segunda campanha, a pedido da comunidade escolar, e Karina Zambra contribuirá com o aprendizado no treinamento para o funcionamento das questões administrativas da campanha.

Eliane de Moura Zamberlan e Karina Leal Zambra representaram as secretarias da Fazenda e da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer no treinamento. Um dos principais objetivos do Programa de Integração Tributária(PIT) é o combate à sonegação de impostos através da Educação Fiscal.