Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019

Pejuçara recebe palestra sobre Programa de Planejamento Familiar

O deputado estadual do Democratas, Dr. Tiago foi recepcionado nesta quarta-feira(31) pela Administração Municipal de Pejuçara para um importante encontro com a equipe de saúde do município. O parlamentar já vem trabalhando a algum tempo com um projeto que prevê a implantação do Programa de Planejamento Familiar e escolheu o município de Pejuçara para fazer a sua apresentação e instigar a Administração a implantar a ação de saúde preventiva.

De acordo com Dr. Tiago, baseado na Lei do planejamento familiar se fez todo um delineamento de trabalho que tem início com a sensibilização das equipes de saúde para que se possa divulgar que há esta possibilidade e que cada município pode adaptar o projeto a sua realidade.

O objetivo do programa é prevenir a gravidez indesejada fazendo com que a mulher possa realizar escolha livre e consciente de quantos filhos quer ter e quando quer ter. “Para isto propomos a utilização de método contraceptivo de longa duração(3 anos), reversível, efetivo e eficaz a partir de um implante subcutâneo”, frisou Dr. Tiago.

O responsável pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS) Erasmo Daronco, disse que esta intervenção realizada em Pejuçara foi uma articulação iniciada a mais de um mês pelo prefeito Eduardo Buzzatti e os vereadores que compõe a bancada Democrata na Câmara municipal. Destacou que numa visita anterior ao município e ao Consórcio Intermunicipal de Saúde(Cisa) o pedido foi protocolado e a implantação do programa vem fortalecer a atenção a saúde da mulher.

Erasmo Daronco lembrou que através da Estratégia de Saúde da Família(ESF) o município, com a anuência do prefeito Buzzatti, irá investir nisso, uma vez que há uma emenda conseguida pelo Dr. Tiago junto ao gabinete do Deputado Federal Nereu Crispin na ordem de R$ 100 mil para custeio da Unidade de Atenção Básica a Saúde.

“É importante este investimento em prol da saúde da mulher porque os dados mostram  que a gravidez indesejada impacta nos valores investidos pelos municípios na manutenção da saúde pública, seja no setor da saúde, da assistência social ou outro setor correlato, uma vez que os núcleos familiares constituídos precisam deste apoio”, Lembrou Erasmo Daronco.

De acordo com registros da SMS de Pejuçara os índices de gravidez indesejada chamam a atenção e por isso a necessidade de ações que promovam a orientação, informação e a conscientização das mulheres que estão na faixa etária preconizada, número que no município chega a 280 mulheres.

O médico e deputado estadual Dr. Tiago lembrou que uma recente pesquisa realizada num bairro de Porto Alegre mostrou que dos 7 aos 14 anos, 96.8% das meninas estão na escola. Percentual que cai para 20.8% quando a faixa etária está entre os 15 e 17 anos. “ O fator mais importante da evasão escolar deste público não está na conclusão dos estudos, mas sim, porque elas têm uma gravidez indesejada”, disse o deputado.

Pejuçara recebe palestra sobre Programa de Planejamento Familiar

Dr. Tiago se encontrou com vereadores da bancada do DEM e secretários municipais no gabinete do prefeito

O parlamentar, ao explicar como é feita a colocação do implante contraceptivo destacou dados de pesquisa da Fundação Osvaldo Cruz que apontam que 55.4% das gestações no País são gestações indesejadas e que uma gravidez custa aos cofres públicos desde o início do pré-natal até o parto pelo menos R$ 3.2 mil. “Por isso é necessário o planejamento familiar e as equipes de saúde tem um papel preponderante neste trabalho”, disse Dr. Tiago.

Para o prefeito Eduardo Buzzatti, o projeto é importante sob todos os aspectos, pois o planejamento familiar dá a oportunidade da mulher tomar a decisão que melhor lhe convier. O prefeito autorizou a Secretaria da Saúde, através de suas equipes fazer a discussão a respeito da implantação do projeto. “Vamos aprofundar o tema de forma consciente ouvir as pessoas, se entendermos que há aceitação da comunidade e há viabilidade, o projeto será implantado em Pejuçara”, destacou.

O prefeito agradeceu ao deputado Dr. Tiago por ter escolhido o município para o lançamento do programa salientando a importância no sentido da informação e da educação com repercussão positiva também para as finanças públicas.

O lançamento do Programa de Planejamento Familiar em Pejuçara teve a presença do Prefeito Eduardo Buzzatti,  dos vereadores João Martins, Maurício Mioso, Carina Leal, e da presidente do legislativo pejuçarense, vereadora Eliane de Moura Zamberlan. Também participaram o Secretário de Governo Airton Zamberlan, o responsável pela secretaria da saúde Erasmo Daronco, Secretária da Administração Patrícia Schuh, Chefe de Gabinete Elizabete Mafini além de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e demais servidores da área da saúde.