Saúde - Segunda-feira, 22 de Julho de 2019

Equipes de saúde da região discutem qualificação à atenção básica

Integrantes das equipes de atenção básica à saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Pejuçara estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira(22) para mais uma etapa da Planificação da Atenção à Saúde. Esta foi a 5ª Unidade(tutoria) Laboratório da Planificação da Saúde em Pejuçara.

A Planificação da Atenção à Saúde consiste na realização de oficinas temáticas e acompanhamento contínuo, vislumbrando-se uma mudança prática, sedimentada em processos estruturados em planejamento, execução, monitoramento e continuidades promovendo assim uma melhoria na qualidade de vida da população.

No encontro dessa segunda participou a enfermeira consultora do Conselho Nacional de Secretarias do Estado da Saúde(Conass) para a planificação, Sandra Sperotto. Ela conta que a planificação é uma proposta desenvolvida a partir de várias experiências em unidades laboratório com o intento de qualificar a atenção primária à saúde e posteriormente também nas redes de atenção básica à saúde.

Equipes de saúde da região discutem qualificação à atenção básica

A profissional explica que a unidade laboratório de Pejuçara é acompanhada mensalmente pelo Conass onde há a avaliação da realidade local no que diz respeito à demanda da saúde e aos atendimentos aos usuários e após se discute os processos buscando sempre trabalhar com o objetivo de qualificar o acesso aos serviços da atenção básica prestados para toda a população.

“O objetivo da planificação é que, identificando a realidade local, se busque qualificar o atendimento a partir da classificação de risco das pessoas tratando de forma correta estes pacientes de acordo com a necessidade de cada um”, disse Sandra Sperotto.

Ela lembra que a relação entre paciente e atendente também é trabalhada na planificação com a orientação sobre os procedimentos necessários para que os objetivos sejam alcançados.

Nós trabalhamos na lógica de oportunizar reflexões com as equipes onde os planos são elaborados e com isso conseguir qualificar a atenção melhorando os indicadores de saúde e a qualidade de vida das pessoas”, frisou.

Durante a oficina da planificação os coordenadores das áreas de saúde de Pejuçara apresentaram o plano de ação pactuado e os resultados destas atividades.  No encontro realizado nesta segunda-feira participaram também integrantes das secretarias da saúde de Jóia, Condor, São Martinho e Augusto Pestana, além das profissionais da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde(CRS), farmacêutica tutora Renata Linassi Barta e a Nutricionista tutora Tânia Dallepiane.

Equipes de saúde da região discutem qualificação à atenção básica

Enfermeira Sandra Sperotto coordenou a oficina tutorial da planificação realizada no prédio anexo à SMS