Saúde - Sexta-feira, 05 de Julho de 2019

Saúde de Pejuçara é representada em Congresso Nacional de Secretários.

Erasmo Daronco em visita ao secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim, no Ministério da Saúde

O Responsável pela Secretaria Municipal de Saúde de Pejuçara Erasmo Daronco, integrando a comitiva de 150 participantes do COSEMS do Estado, participou nesta semana em Brasília do 35º Congresso Nacional de Secretarias da Saúde do Brasil e 16ª Mostra Brasil aqui têm SUS. Durante os eventos os secretários e secretárias de saúde do País tomaram conhecimento de experiências exitosas na Atenção Básica à Saúde, à Vigilância em Saúde e a média e alta complexidade.

O Congresso Nacional de Secretarias da Saúde apresentou como prévio resultado a necessidade de maior investimento na vigilância em saúde, especialmente para mais ênfase ao combate ao mosquito transmissor da dengue.

O encontro debateu várias temáticas que já no segundo semestre deste ano estarão ocorrendo, no que tange a prestação de serviços à população, a partir da busca coletiva de todos os entes federados.

Saúde de Pejuçara é representada em Congresso Nacional de Secretários.

Na última quarta-feira(3), Erasmo Daronco esteve acompanhando a comitiva que visitou deputados da bancada gaúcha na Câmara Federal no sentido de discutir a potencialização do trabalho a ser realizado no âmbito da saúde regional. “Podemos ver que o objetivo é mais amplo do que apenas pensar na realidade local. Melhorar as estruturas regionais, extraindo as potencialidades que temos na região de saúde para que os hospitais de médio e grande porte possam ser melhor assistidos recebendo apoio dos parlamentares junto às políticas do Ministério da Saúde para o fortalecimento das ações que beneficiarão os usuários e a população assistida”, disse.

O objetivo dos encontros foi apresentar as necessidades de saúde de cada região, bem como dialogar com os deputados na busca por emendas parlamentares que garantirão mais investimentos para a pasta nas respectivas cidades. Entre os parlamentares visitados, estão Maurício Dziedricki, Marcelo Moraes, Heitor Schuch e Marlon Santos, representado por seu chefe de gabinete, Cláudio Tatsch.

No que diz respeito ao município de Pejuçara, Erasmo Daronco informou que a partir do empenho do prefeito Eduardo Buzzatti com o apoio dos vereadores e articulação da Secretaria da Saúde nesta semana foi confirmada a indicação para o município de R$ 100.000,00 para a Atenção Básica Custeio, principalmente para Planejamento Familiar utilizando métodos contraceptivos de longa duração e evitando gravidez indesejada na adolescência.

A emenda parlamentar é indicação do Deputado Federal Nereu Crispin do PSL gaúcho, articulada pelo deputado estadual do Democratas Dr. Tiago junto ao gabinete do parlamentar federal. “O Prefeito Buzzatti, o trabalho da Secretaria da Saúde e os Vereadores foram fundamentais na conquista de mais este recurso para o município”, disse Erasmo Daronco ao avaliar sua estada na Capital Federal.

Saúde de Pejuçara é representada em Congresso Nacional de Secretários.

Integrantes da comitiva de secretários(as) de saúde que participaram do Congresso Nacional

Saiba mais: