Obras - Sexta-feira, 14 de Junho de 2019

Escola Municipal Pejuçara completa 33 anos

O prefeito Eduardo Buzzatti participou nesta semana das atividades realizadas em comemoração à passagem de 33 anos de fundação da Escola Municipal de Ensino Fundamental(EMEF) Pejuçara que atualmente atende a 319 alunos.

Organizada pela direção da escola com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, a atividade comemorativa foi realizada em dependências do Ginásio Municipal de Esportes contando com a presença de várias autoridades do município, além de alunos e professores.

O prefeito Eduardo Buzzatti parabenizou a Escola através de sua equipe diretiva, professores e funcionários, bem como os alunos que são a “vida da nossa Escola”, disse. Salientou durante o discurso os investimentos que vem sendo feitos no educandário municipal que passou por reformas infra-estruturais destacando que “se Deus permitir, as comemorações de aniversário do próximo ano serão no Ginásio da própria escola que tem obras de fechamento e construção de banheiros e vestiários em andamento”.

Escola Municipal Pejuçara completa 33 anos

Para comemorar os 33 anos a direção da Escola Municipal organizou um torneio esportivo envolvendo alunos dos anos iniciais do pré ao 5º ano de manhã e do 6º ao 9º ano e classe de aceleração no período da tarde. Os alunos dos anos finais disputaram jogos de futsal e vôlei enquanto os alunos dos anos iniciais participaram de uma concorrida gincana com diversas atividades.

Dando ênfase à importância da inserção do Esporte na Educação a diretora Sandra Oliveira destacou seu orgulho em estar conduzindo as atividades diárias do educandário. “Essa é a melhor maneira de comemorarmos essa data. Uma atividade de integração entre educação e esporte para premiar aos alunos que dão vida aos nossos dias de trabalho”, frisou.

Escola Municipal Pejuçara completa 33 anos

A secretária de educação Carla Regina Decian parabenizou a todos pelo excelente trabalho realizado todos os dias afirmando que a história da escola municipal fala por si só. “Nestes 33 anos de atividades muitas foram as vitórias da Escola Municipal Pejuçara. Aqui, continuamos formando cidadãos comprometidos e orgulhosos do município em que vivem. Através dos ensinamentos aqui recebidos, o município pode contar hoje e também no futuro com lideranças políticas e comunitárias e empresários que contribuem substancialmente para o nosso desenvolvimento”, disse.

Integrantes da direção da Escola, professores, vereadores, a professora e Presidente em exercício do Legislativo Eliane Luiza de Moura Zamberlan, integrantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura Turismo, Esporte e Lazer e alunos participaram das atividades comemorativas aos 33 anos da EMEF.

História

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara, localizada na Rua Marino Stella, no Bairro Modelo, foi criada pelo decreto Municipal n°137 de 12 de junho de 1986, autorizando seu funcionamento de acordo com a resolução n° 111/74, nos termos da Portaria n° 7924 de 12 de março de 1987.

A criação da Escola Municipal surgiu devido ao aumento da população e consequentemente pelo número de crianças que necessitavam deslocar-se para outra escola.

No dia 17 de março de 1986 com um grupo de quatro professores iniciou-se as atividades da Escola Municipal, atendendo naquele momento 42 alunos de Pré-Escola a 2ª série.

No início das atividades da Escola atuavam a professora Elizabete Bresolin Lopes com o Jardim da Infância, professora Marilisa Stella com a 1ª série, as professoras Marlene Dalcim e Elenizia Bronzatti com as turmas de 2ª séries, professora Cinara Salles Mioso como auxiliar de disciplina, Eva Mantovani como merendeira e Neuza Fagundes auxiliando na limpeza.

No ano de 1987 foi criada a 3ª e 4ª séries. E a partir de 1988, teve o surgimento da 5ª , 6ª , 7ª e 8ª séries. Neste ano iniciou o transporte escolar que trazia os alunos do meio rural para dar continuidade aos estudos na cidade. Em decorrência do aumento de turmas, ampliou-se o espaço físico da escola para se adequar ao número de alunos.