Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 05 de Junho de 2019

Administração dá início a espalhação de calcário em propriedades beneficiadas por projeto de fomento à produção leiteira

Servidores da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente deram início nesta quarta-feira(4) ao trabalho de espalhação do calcário nas  propriedades rurais beneficiadas pelo projeto de fomento à produção leiteira em Pejuçara. No total são 14 os produtores  beneficiados e que receberam do poder público insumos para tratamento do solo, visando a produção de pastagem para o gado de leite.

Pequenos agricultores que atuam na produção leiteira em Pejuçara receberam os insumos previstos nas Leis 1.980 e 1.981 de 21 de setembro de 2018. A legislação foi sancionada pelo prefeito Eduardo Buzzatti como forma de incentivar a produção leiteira no município.

Leia: https://www.pejucara.rs.gov.br/noticias/produtores_recebem_insumos_para_fomentar_producao_leiteira

O objetivo é fomentar investimentos relacionados a correção da acidez e recuperação da fertilidade do solo buscando o incremento a produção. No total, foram distribuídas 35 toneladas de calcário para 14 produtores da agricultura familiar, selecionados no projeto piloto desenvolvido pelo município de Pejuçara em parceria com a Emater.

Além do calcário os produtores também receberão o DAP e mudas de grama tifton. A adubação, lembrou a integrante da Emater Loiva Schroer, será feita conforme a análise do solo e cada produtor receberá a grama para plantio de meio hectare em meados de setembro deste ano.

O trabalho desta quarta-feira(4)  foi realizado na propriedade rural de Gilso Pelegrin na localidade de Jacicema. O trabalho continuará nesta quinta-feira(5) em propriedades rurais inseridas no projeto nas  localidades  de Marmeleiro e Jacicema.