Turismo e Cultura - Quinta-feira, 30 de Maio de 2019

CEPIB comemora 5 anos de atividades em Pejuçara

A Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura, Turismo, Esporte e Lazer comemoram nesta quinta-feira(30) a passagem dos 5 anos da instalação em Pejuçara do Centro Educacional Professora Iara Bergoli(Cepib).

Criado em 2014, pela administração do prefeito Eduardo Buzzatti, o Centro Educacional tem por objetivo atender os alunos da rede municipal de ensino com uma proposta diferenciada de educar, desenvolvendo uma educação de valores, com oficinas teóricas e práticas que estimulam habilidades motoras e cognitívas de forma lúdica, divertida e prazerosa, mas que também desenvolvam o senso crítico e a cidadania.

CEPIB comemora 5 anos de atividades em Pejuçara

A professora Coordenadora Silvia Tanaura Belles da Cruz lembra que no Cepib cerca de 300 alunos são atendidos atualmente em aulas de música, artesanato, culinária, dança, e esportes, além das oficinas de literatura realizadas rotineiramente. “O Centro Educacional Professora Iara Bergoli vem cumprindo a sua missão. Aqui estamos ensinando cidadania, companheirismo e responsabilidade. Como o próprio slogam diz, o Cepib é “um lugar de gente feliz, um lugar de gente que faz”, lembrou a coordenadora.

As aulas de música atendem diversas modalidades instrumentais como violão, teclado, escaleta e bateria. O Cepib também tem o Coral En`Cantos e a Banda Marcial. As aulas de dança estão divididas nas modalidades Ballet Baby Class, Ballet Clássico, Dança Coreografada e dança Mix. Já as oficinas de artesanato são aplicadas aos estudantes da Educação Infantil e Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara. O Cepib também realiza oficinas de leitura e tem como objetivo realizar jogos interativos que oportunizem a leitura dinâmica complementando atividades pedagógicas de sala de aula. Na oficina de esportes os alunos aprendem fundamentos principais na iniciação esportiva em modalidades como Atletismo, Ginástica Geral, esporte coletivo (Futebol, Futsal, Handebol e Vôlei) e esportes individuais (Tênis de Mesa).

CEPIB comemora 5 anos de atividades em Pejuçara

Além do atendimento aos cerca de 300 alunos da Rede Municipal de Ensino são oferecidas ainda, aulas de canto coral, música instrumental e artesanato às pessoas da comunidade em geral no turno da noite.

Para a professora Carla Regina Decian, secretária de educação, oportunizar aos alunos da rede municipal o conhecimento no turno inverso foi uma das formas encontradas pela administração municipal para complementar o currículo escolar do corpo discente municipal. “Para além da educação, estamos proporcionando aos nossos alunos a possibilidade de que se divirtam aprendendo música, canto, artesanato, dança, e esportes. As lições complementadas pelo Cepib contribuirão para a formação desses cidadãos”, disse a educadora.

O prefeito Eduardo Buzzatti cumprimentou toda a equipe de trabalho do Cepib destacando que o projeto deu certo porque houve o esmero dos professores e o envolvimento de todos na proposta diferenciada de educação oferecida pela administração municipal. “Ainda temos um longo caminho a trilhar, mas os resultados colhidos até aqui servem de inspiração para que continuemos a transformar e promover o ensino buscando formar cidadãos que vislumbrem um futuro ainda melhor para nossa cidade”, afirmou.

Para marcar o aniversário de 5 anos, o Cepib recebeu uma decoração com tema junino, tendo em vista as festas de São João que se aproximam. A coordenadora Silvia da Cruz destaca que os alunos atendidos participam das oficinas no turno inverso da escola, no entanto lembrou que nas oficinas de artesanato e culinária eles vem no turno da aula, oportunizando assim que todos possam participar.

Colaboram com as atividades do Cepib Rodrigo Martins, Julia Duda dos Santos, Gabriel Mattana, Camila Tolfo Brum, Elizzet Gai, e Nilze Tassotti. A coordenação é de Silvia Tanaura Belles da Cruz e a supervisora responsável Eliane de Moura Zamberlan.