Obras - Terça-feira, 28 de Maio de 2019

Audiência na Câmara apresenta dados orçamentários do 1º quadrimestre do ano

Como forma de apresentar a comunidade interessada e aos integrantes dos poderes Executivo e Legislativo foi realizada nesta segunda-feira(27) a audiência pública para avaliação das metas fiscais do 1 º quadrimestre de 2019. O encontro é convocado pela Câmara de Vereadores de Pejuçara através da Comissão de Finanças e Orçamento(Cofor) presidida pelo vereador  Democrata Maurício Mioso.

No encontro realizado em dependências do plenário do Legislativo, a secretária da fazenda Caroline Mastella e o contador do município Alexandre Tainski Marques apresentaram alguns dados após ter sido distribuído aos presentes um documento onde estavam dispostos os números do primeiro quadrimestre deste ano.

Audiência na Câmara apresenta dados orçamentários do 1º quadrimestre do ano

O relatório de avaliação das metas fiscais mostrou que a receita do referido período foi de R$ 8.966.322,17, enquanto a despesa liquidada foi de R$ 8.765.762,22 havendo assim um superávit orçamentário de R$ 200.559,95. Ainda conforme o relatório, os gastos com pessoal do Poder Executivo perfizeram o percentual de 47.56%, estando abaixo do limite prudencial de 51.30% e do limite máximo que é de 54% do orçamento, estando de acordo com o que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF). O limite de gastos com pessoal no Poder Legislativo atingiu o percentual de 1,71% do orçamento, também inferior ao limite máximo previsto na LRF de 6%.

Durante a audiência pública, os vereadores presentes fizeram questionamentos sobre o Regime Próprio de Previdência Social e outros dados apresentados e tiveram as duvidas dirimidas pela secretária da fazenda Caroline Mastella e pelo contador Alexandre Marques. Além dos dados relacionados a gastos com pessoal, a audiência pública também apresentou números relacionados aos investimentos com saúde, educação, assistência social e obras.

Acompanharam o encontro os vereadores Cerineu Mantovani, Maurício Mioso, João Luiz Valandro, além do presidente do legislativo Valdecir Villani. O vice-prefeito Marcos Villani esteve acompanhado dos secretários Irineu Pereira da agricultura e Patricia Schuh da administração. Os servidores Dulcimara Dal Forno Alves e Luiz Afonso também participaram da audiência pública que será novamente realizada no mês de setembro para a apresentação dos dados relativos ao segundo quadrimestre de 2019.