Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 23 de Maio de 2019

Produtores recebem insumos para fomentar produção leiteira

Pequenos agricultores que atuam na produção leiteira em Pejuçara receberam na tarde desta quinta-feira(23) os insumos previstos nas Leis 1.980 e 1.981 de 21 de setembro de 2018. A legislação foi sancionada pelo prefeito Eduardo Buzzatti como forma de incentivar a produção leiteira no município.

O objetivo é fomentar investimentos relacionados a correção da acidez e recuperação da fertilidade do solo buscando o incremento a produção. A legislação prevê o benefício a produtores com comercialização formal no município para os quais serão concedidos 300 quilos de fertilizante de fosfato(DAP) por hectare de calcário.

No total, foram distribuídas 35 toneladas de calcário para 14 produtores da agricultura familiar, selecionados no projeto piloto desenvolvido pelo município de Pejuçara em parceria com a Emater.

Além do calcário entregue nesta terça feira, os produtores também receberão o DAP e mudas de grama tifton. A adubação, lembrou a integrante da Emater Loiva Schroer, será feita conforme a analise do solo e cada produtor receberá a grama para plantio de meio hectare em meados de setembro deste ano.

Produtores recebem insumos para fomentar produção leiteira

O secretário da agricultura Irineu Pereira destacou que a prefeitura será responsável pela aplicação dos insumos e os produtores farão o plantio da grama. Loiva Schroer da Emater destacou que “é uma alegria ver um projeto piloto tão importante ser implantado no município beneficiado pequenos agricultores. É um projeto piloto que esperamos, seja ampliado, por isso o feed back será importante, por que assim poderemos ajustar o projeto e potencializa-lo no futuro”, destacou.

O prefeito Eduardo Buzzatti disse ter a certeza de que o projeto dará certo e cumprimentou os 14 produtores selecionados para participar do projeto piloto, lembrando que dentre os 600 produtores de Pejuçara, dos quais 200 da agricultura famíliar, estes 14 foram premiados com este investimento da Administração Municipal. “São cerca de R$ 2 mil em insumos por produtor no sentido de que tenham incentivo a continuar apostando na produção leiteira”, lembrou o chefe do executivo.

De acordo com a legislação, os produtores inseridos no projeto piloto terão que participar de capacitação. Neste sentido a Emater preparou um dia de campo que tratará da bovinocultura leiteira com o tema “Alimentação de qualidade o ano todo”. O encontro se realizará em Condor no dia 4 de junho as 13h na propriedade de Armindo Strücker, localidade de Pontão dos Buenos. Os agricultores inseridos no projeto piloto terão o transporte subsidiado pelo município de Pejuçara.

Os insumos utilizados no projeto de incentivo a produção leiteira de Pejuçara foram adquiridos junto as empresas ABC e Cotrimaio, depois de pesquisa de menor preço. Já a grama Tifton a ser repassada aos 14 agricultores foi adquirida do produtor Juliano Bagolin de Bozano.