.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Atividade alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual supera expectativas
Com o apoio da Administração Municipal de Pejuçara a Rede de Apoio Escolar(RAE) realizou nesta segunda-feira(20) uma programação como forma de marcar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Duas peças teatrais foram apresentadas pela Companhia de Teatro Social Tio Toni de Lajeado aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas Ângelo Furian e Escola Municipal Pejuçara. Com as temáticas que chamaram a atenção para a necessidade de expressar aos seus responsáveis aquilo que sentiam, as peças teatrais Quando o Segredo Gritar, e No Meu Corpo Não destacaram-se pela participação dos alunos.
As crianças aprendem por diversas linguagens e a linguagem do teatro é a que elas mais gostam. As peças teatrais levaram em conta histórias relatadas baseadas em fatos reais e instigaram o público discente a interagir no sentido de apontarem maneiras de combater este tipo de violência contra crianças e adolescentes. A arte cênica é uma ferramenta que pode e deve ser usada pela educação, no sentido de fazer entender a mensagem a ser transmitida. Durante a atividade nós podemos perceber essa interação dos alunos e o entendimento deles sobre a seriedade do assunto, ou seja: As crianças entenderam o recado de que é necessário se cuidar e também cuidar do próximo que possa estar sofrendo algum tipo de abuso, disse a secretária de educação Carla Regina Decian.
Os dados mostram que 60% dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes são relatados no ambiente escolar aos educadores e as peças teatrais apresentadas abordaram de maneira lúdica a verdade nua e crua impactando alunos e professores.
Na atividade da noite com o tema Valorização da Vida, o palestrante Antonio Lopes que é sociólogo com especialização em direitos humanos pela Urgs falou sobre o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. No entanto, conforme Carla Decian, surpreendeu a ausência das famílias para discutir o tema. A educação não mudou. Este é um assunto de relevância e a discussão deve estar presente também dentro de casa, disse a professora ao se perguntar cadê as famílias para discutir tão importante tema.
O movimento em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convoca-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.
Edição: Antonio Brito.
.
.
R$ 483,45
.
R$ 5,67
.
.