Obras - Terça-feira, 14 de Maio de 2019

Pejuçara: A Cidade Empreendedora chega aos 53 anos

Com uma população que tem na sua característica histórica a miscigenação de raças, o município de Pejuçara completa 53 anos de história com uma gestão voltada para o desenvolvimento e o bem-estar de sua comunidade.

Instalado em 15 de maio de 1966 e com uma população que entrelaça Italianos, Alemães, Poloneses e Afrodescendentes, a cidade e o interior crescem propiciando a sua comunidade, serviços, comércio, indústria e uma infraestrutura invejável. Calcada em sua história, a atual Administração Municipal se espelha na histórica emancipação do município de Pejuçara afirmando que à época a comissão emancipacionista agiu com correção.” Vivemos um momento de muita alegria por estarmos à frente de um município pujante que se destaca a nível Estadual por suas ações, obras e programas que deram certo”, afirmou o prefeito Eduardo Buzzatti que está no seu terceiro mandato, o segundo consecutivo.

O gestor lembra que sua Administração passa por um momento de extrema felicidade, prestes a entregar à população a maior obra já feita na história de Pejuçara nestes 53 anos de emancipação. “O Loteamento Habitacional Caminho das Palmeiras tem recursos federais e contrapartida municipal de mais de R$ 1 milhão. É a maior obra conjunta que estamos entregando às 34 famílias beneficiadas”, comemora Buzzatti.

Pejuçara: A Cidade Empreendedora chega aos 53 anos

O prefeito destaca que outras foram feitas, como acessos asfálticos, pavimentação de vias urbanas com asfalto, porém estas com recursos dos governos do Estado e da União. Pontuou as ações, lembrando do Ginásio de Esportes da Escola Municipal Pejuçara que está em andamento, das 18 quadras de asfalto, obra que terá seu reinicio nos próximos dias, além da quadra colonial do Parque de Exposições e a própria revitalização da pista de rodeios do Parque. “O município de Pejuçara, em termos de infraestrutura, deu certo e estamos felizes com o que vem ocorrendo”, frisou.

De outro modo, Eduardo Buzzatti também lembrou das ações realizadas em prol das pessoas. As realizações nas áreas de saúde e educação. A recuperação de estradas no interior e a promoção a mobilidade urbana com os investimentos em obras viárias. “Desde 2013, Saúde, Educação, Obras, Agricultura, Assistência Social, Administração, Governo e Fazenda. Todas as secretarias estão conjugadas neste esforço para atender bem a população de Pejuçara nos diversos setores da municipalidade”, salientou.

Com os olhos voltados para o futuro

Pejuçara: A Cidade Empreendedora chega aos 53 anos

O prefeito Eduardo Buzzatti destaca, porém, que ainda há muito por fazer. Além da retomada das obras de asfalto contemplando mais 11 quadras num investimento de R$ 1,3 milhão, a pavimentação de vias com pedra irregular(calçamento) também tem sequencia e uma obra de tubulação que será feita na rua José Daronco terá início nos próximos dias. O chefe do executivo lembra que nas próximas semanas será aberta a licitação para a reforma da casa mortuária, além da sequência ao projeto para a implantação de um novo cemitério em área já adquirida pela administração. O projeto para construção de uma piscina térmica também será formatado, uma vez que a busca pelo recurso necessário está em andamento desde o início deste ano.

“Há um outro sonho que gostaríamos muito de concretizar. Porém, este sabemos que as dificuldades serão maiores tendo em vista o período curto que temos para formatar o projeto”, disse Eduardo Buzzatti ao citar a construção de um prédio próprio para abrigar o projeto Criança Esperança. “Não sabemos se teremos tempo hábil, pois 2020 é ano eleitoral e as coisas ficam mais difíceis de operacionalizar e necessitamos de recursos do Estado e Federais para atingir esta meta”, ponderou.

Programa Despertar Empreendedor(PDE)

Pejuçara: A Cidade Empreendedora chega aos 53 anos

Em funcionamento há seis anos no município de Pejuçara, o Programa Despertar Empreendedor atende, no turno inverso ao da escola, cerca de 290 alunos em 2019. A iniciativa que surgiu em 2013 é um “case” de sucesso, exemplo por outros municípios que buscam desenvolver ações empreendedoras no ambiente escolar. No município onde 85% da arrecadação provêm da produção primária, o PDE é uma semente que está sendo plantada no sentido de que os alunos, futuros cidadãos pejuçarenses desenvolvam ideias empreendedoras que possam repercutir no desenvolvimento. “Não há como mudar nossa matriz produtiva e o PDE tem o propósito de envolver a comunidade escolar através de iniciativas empreendedoras. Nossa preocupação é constante com o desenvolvimento e o conhecimento dos alunos da nossa rede pública de ensino. Possibilitar estes ensinamentos trará reflexos no ambiente econômico empresarial do município contribuindo para seu crescimento”, concluiu o prefeito Eduardo Buzzatti.