Turismo e Cultura - Sexta-feira, 12 de Abril de 2019

Professores têm dia de estudos sobre a BNCC

Os professores da rede pública municipal de Pejuçara foram submetidos nesta sexta-feira(12) a um dia de estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular(BNCC) e um momento de reflexões sobre o ser e o saber. A atividade foi programada e coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer(SMEC) com o apoio da Administração Municipal de Pejuçara.

Pela manhã a atividade organizada envolveu os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara(EMEF) e da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Schuster(EMEI). Os educadores foram convidados a visitar as localidades onde moram seus alunos e vivenciar um pouco da realidade, do dia-a-dia dos estudantes.

Acompanhados dos motoristas do Transporte Escolar e de integrantes da SMEC, os professores visitaram as localidades de Linha Pedreira, Marmeleiro, Belizário, Jacicema e Passo do Inglês. Conforme a secretária de educação Carla Regina Decian foi uma atividade para que os professores “pudessem se colocar no lugar dos alunos” entendendo ainda melhor algumas dificuldades enfrentadas por eles para estudar.

Professores têm dia de estudos sobre a BNCC

Em um dos itinerários o ônibus do transporte escolar precisa atravessar um riacho denominado Passo do Buzzato em Linha Pedreira para chegar às casas dos estudantes.  “Nós sabemos que a caminhada não é fácil. Assim como estes alunos, nós também passamos por momentos de dificuldades, mas estamos aqui, e agora a partir desta iniciativa podemos rememorar esta caminhada e ver quão trabalhoso é para os professores e os pais a educação de seus filhos, nossos alunos”, disse uma das professoras integrante da comitiva.

Diariamente os motoristas do Transporte Escolar percorrem em torno de 1.400 quilômetros levando e trazendo os alunos das escolas do município de Pejuçara.

“Aquilo que a gente sentiu, a partir dessa experiência vivenciada na prática, nos fortalece no sentido de que continuemos trabalhando em prol dos nossos alunos que enfrentam esses desafios diários para chegar à escola”, disse a diretora da EMEF Sandra Isabel Coradini de Oliveira.

Professores têm dia de estudos sobre a BNCC

No final da manhã os professores foram submetidos a uma atividade pensada para que pudessem refletir sobre o Ser e o Saber. Ivete Decian da Costa ministrou uma sessão de “Reiki”, uma espécie de meditação guiada para fazer com que os professores se sintissem presentes com eles mesmos e também como professores. “Tu podes ser um canal de amor sem perceber”; e esta atividade é de complemento aos professores, para possam fazer uma reflexão buscando encontrar a eles mesmos”, disse Ivete Decian.

Durante a tarde da sexta-feira(12) os professores se reuniram em dependências da Escola Municipal Pejuçara para fazer uma análise dos referenciais curriculares da BNCC, do referencial curricular gaúcho e do referencial municipal. A Base Nacional Comum Curricular é a Lei que veio para modificar a forma de ensino e a partir das discussões e alterações a serem processadas um novo formato de ensino será colocado em prática em todo o Brasil.

“Um dos conceitos da BNCC é a “empatia”. Por isso dividimos os professores em grupos para conhecer a realidade de nossos alunos do interior e também conhecer a geografia do nosso município. Colocar-se no lugar do outro, ter um olhar diferente a partir do conhecimento dessa realidade trará repercussões positivas na educação destes jovens”, destacou a secretária Carla Decian.

Professores têm dia de estudos sobre a BNCC

Ainda pela manhã em dependências da Escola Municipal, a estagiária de nutrição Nicole da Silva ministrou uma capacitação em alimentação escolar para as merendeiras da EMEF.

O dia de atividades e estudos teve ainda uma capacitação à tarde ministrada pela psicóloga Andreia Schneider Studt no Centro Municipal do Idoso(CMI). Durante a tarde, ela falou sobre postura profissional, ética e segurança no trabalho para serventes da limpeza, secretárias de escola, merendeiras, motoristas do transporte escolar, bibliotecário, monitores da EMEF, estagiários e operário especializado.

As monitoras da EMEI participaram, também à tarde de uma roda de conversa sobre a saúde da criança com a Dra. Kátia Scherer. O encontro foi realizado na Escola Municipal Pejuçara.

Edição:

Antonio Brito