Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 01 de Abril de 2019

Assinado o protocolo de intenções para destinação correta dos resíduos sólidos urbanos

A administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico firmou na última semana um protocolo de intenções com o Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos Panambi/Condor. O objetivo é a disposição final dos Resíduos Sólidos Urbanos(RSU) e a triagem de materiais recicláveis recolhidos em Pejuçara e que serão destinados a Usina de Reciclagem e Geração de Energia que funcionará através da Concessionária liderada pela Infinita – Intrar Eco Energy.

De acordo com o presidente do consórcio Daniel Hinnah que também é prefeito de Panambi, o consórcio visa buscar alternativas viáveis para o tratamento e destino final dos rejeitos no âmbito territorial vinculado, no caso Pejuçara, Panambi e Condor.

O Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Irineu Pereira disse que a administração do prefeito Eduardo Buzzatti entendeu ser importante a inserção no consórcio tendo em vista a relevância da destinação final dos resíduos gerados em Pejuçara de forma adequada e com respeito ao meio ambiente. “Atualmente vários municípios gaúchos tem seus resíduos depositados em aterros sanitários em diferentes localidades do Estado, como é o caso de Pejuçara que hoje destina o RSU para o município de Palmeira das Missões”, disse.

O prefeito Eduardo Buzzatti lembrou que além da economia de recursos para o município de Pejuçara, a partir do funcionamento da usina de reciclagem em Panambi o município também deverá adotar a coleta seletiva de resíduos. “Será uma nova fase que envolverá a participação de todos da comunidade. Além da própria secretaria de agricultura, meio ambiente e desenvolvimento econômico, atuaremos também com os setores de educação e saúde para conscientizar a população da importância da coleta seletiva, no sentido de que haja o maior aproveitamento dos resíduos coletados em Pejuçara na usina a ser implantada em Panambi”, destacou Buzzatti.

Atualmente o município de Pejuçara envia para um depósito em Palmeira das Missões cerca de 52 toneladas de resíduos sólidos. O investimento mensal para a realização do serviço é de aproximadamente R$ 20 mil.

Participaram do ato além do secretário Irineu Pereira , o servidor da secretaria da agricultura de Pejuçara Francis Bisogninn, o presidente do consórcio  prefeito Daniel Hinnah, o chefe de gabinete Romário Heitor Malheiros, além do vereador de Panambi Ser Shaple.