Obras - Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019

Números do 3º quadrimestre são apresentados em audiência pública

A apresentação dos dados referentes as metas fiscais do 3º quadrimestre de 2018 foram apresentados hoje à comunidade em audiência pública realizada pela Secretaria da Fazenda de Pejuçara em dependências do plenário da Câmara de Vereadores.

A Secretária Inara Caroline e Lima Mastella apresentou os números que se referem às receitas, despesas e outros dados que integram o balanço orçamentário do município. De acordo com os números, a execução orçamentária atingiu R$ 26.9 milhões do orçamento previsto de R$ 28 milhões. Em relação a despesa corrente foi realizado no período 91,03% do total previsto de R$ 24.5 milhões.

Já no que se refere as transferências correntes, destaque para o Fundo de Participação dos Municípios(FPM) que ficou R$ 1 milhão a baixo do previsto no orçamento com 88,13% ou R$ 8,06 milhões repassados ao município de Pejuçara de um total previsto de R$ 9.15 milhões.

Em relação aos investimentos, a audiência pública mostrou os números por secretaria, sendo a pasta de Obras Saneamento e Trânsito a com maior fatia de investimentos com 38,05% do total da peça orçamentária. Na Educação foram investidos no período 26,74%, na Saúde 12,19%, Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico 17,33% e Assistência Social e Habitação 3,96%. Fazenda, Administração e Gabinete do Prefeito tiveram investimentos somados de 1,75% do total do orçamento.

A destacar ainda, as despesas na área da Educação e da Saúde. Os números apresentados mostraram que na educação o orçamento atingiu 28,32% com aplicação na manutenção e desenvolvimento do ensino, este percentual foi distribuído com 23% do orçamento para a educação infantil, enquanto que o ensino fundamental teve despesas contabilizadas de 73% do orçamento da pasta.

Na Saúde a despesa ficou acima do limite mínimo constitucional, atingindo 17,29%, e destes a atenção básica contabilizou 70,30% do orçamento, a assistência hospitalar e ambulatorial teve despesas de 22,80% do orçamento, suporte terapêutico e profilático 5.99% e a vigilância sanitária teve despesa de 0,47% do total do orçamento da pasta.