Saúde - Terça-feira, 20 de Novembro de 2018

Administração investe na saúde bucal

A administração municipal de Pejuçara, através da Secretaria Municipal da Saúde(SMS) está atuando nas escolas da rede pública de ensino no sentido de orientar o corpo discente dos educandários para os cuidados com a saúde bucal.

De acordo com o gestor da SMS Erasmo Daronco, médicos odontólogos e auxiliares em saúde bucal fazem o trabalho semanal com os alunos buscando através da orientação e da educação prevenir nos alunos o aparecimento de doenças gengivais e a carie.

A médica odontóloga Franciele Beier que coordena o Programa Saúde na Escola em Pejuçara explica que a ideia é despertar nos alunos da rede pública de ensino o interesse pelo cuidado com a saúde dos dentes e da boca. “É uma forma de incentivar os pequenos a se auto cuidar para que eles tenham a responsabilidade com os hábitos de higiene bucal e de alimentação saudável”, destaca.

Administração investe na saúde bucal

O programa de saúde na escola atinge usuários em idade de pré-escola até o 5º ano do ensino fundamental que durante as atividades têm informação a prevenção de doenças bucais e desenvolvem atividades coletivas educativas como é o caso da “escovação supervisionada”. De acordo com Franciele Beier o trabalho dos odontólogos e auxiliares é voltado para a prevenção e a partir da detecção de eventuais doenças, com a autorização dos pais, se encaminha o trabalho curativo.

O trabalho que é desenvolvido beneficia os público da rede pública de ensino composta por 721 estudantes sendo 306 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara, 264 da Escola Estadual Ângelo Furian, e 151 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil(EMEIs). A ação é desenvolvida com o apoio do Programa Sesc Sorrindo para o Futuro que fornece os kits de escovação para os alunos atendidos. O programa de Saúde na Escola prevê a disponibilização de 20 horas semanais em cada educandário para o atendimento.

Administração investe na saúde bucal

O que agora é preconizado pela Planificação da Atenção Básica da Saúde, já vem sendo realizado em Pejuçara beneficiando os estudantes”, lembrou a coordenadora Franciele. Os médicos odontólogos Sérgio Persich e Luciana Mafini e as auxiliares em saúde bucal Solange dos Anjos e Itamara Mantovani Tolfo também atuam no programa.

As equipes de saúde bucal atuam conjuntamente nas Estratégias de Saúde da Família 1 e 2 (ESFs) fazendo com que os usuários do Sistema Único de Saúde(SUS) procurem o Centro Municipal de Saúde, onde ali, são ofertados atendimentos de demanda espontânea e por agendamento. A saúde bucal oferece ainda especialidade através da disponibilização de prótese dentária através dos serviços da médica odontóloga Kelly Cristiane Knack que realiza os atendimentos de terças e quintas-feiras no Centro de Saúde.

Os dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam que no primeiro semestre deste ano foram realizados, 1.004 atendimentos individuais, 193 atividades coletivas e 106 próteses foram entregues.

O odontólogo Sérgio Persich em atendimento no Centro Municipal de Saúde