Meio Ambiente e Agricultura - Domingo, 11 de Novembro de 2018

Programa Despertar Empreendedor vira Lei Municipal em Pejuçara

Instituído há 5 anos no município de Pejuçara, o Programa Despertar Empreendedor(PDE) é Lei Municipal desde o dia 31 de outubro de 2018. O anuncio foi feito pelo prefeito Eduardo Buzzatti durante pronunciamento na abertura oficial da 5ª colheita do PDE realizada no sábado(10).

O chefe do executivo pejuçarense lembrou que o PDE foi instituído em 2014 através de uma parceria com o Sebrae sendo mantido até hoje. O programa está no seu quinto ano consecutivo sendo o município de Pejuçara o único do Estado a mantê-lo em funcionamento. “Isso acontece em função de entendermos que este projeto já está alcançando seus objetivos, por isso mandamos para a Câmara de Vereadores que aprovou por unanimidade e nós sancionamos a Lei 1.990 de 31 de outubro de 2018 que instituiu o Programa Despertar Empreendedor na rede municipal de ensino”, disse Eduardo Buzzatti.

No ato oficial de abertura da 5ª colheita do PDE, o prefeito explicou que a partir da instituição da Lei o programa passa a constar na grade curricular e inclusive, por ocasião da colheita, os professores que são aplicadores do programa terão incentivo adicional pelo desprendimento e comprometimento com as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo com os alunos. Lembrou que a Lei 1.990 é a primeira do Estado a implantar no sistema educacional municipal, no currículo escolar os objetivos empreendedores na escola.

Ao falar sobre os resultados do programa, Buzzatti mencionou uma frase de um renomado grupo musical gaúcho fazendo uma alusão ao sucesso do PDE, por seus objetivos já alcançados. “Tudo que se planta cresce” disse ele, reiterando que a administração municipal de Pejuçara está com a consciência tranquila porque aquilo que foi plantado há cinco anos está crescendo, ficando mais forte e dando frutos”, frisou. “Então nos sentimos orgulhosos em poder contribuir com o nosso Estado e com as pessoas do nosso município com algo que quando foi nos proposto, imediatamente assumimos o compromisso e levamos adiante a tarefa”.

O prefeito também chamou a atenção dos pais dos alunos envolvidos no programa, pedindo-lhes para que atentem, olhem com carinho para os programas que a Escola oferece para os seus filhos. Nossos alunos estão sendo preparados e capacitados para o futuro e para as exigências do mercado de trabalho. “Aquilo que foi semeado está sendo cultivado com absoluta certeza e aqueles que virão em nossos lugares no futuro colherão os frutos deste empreendimento”, observou.

Por fim Eduardo Buzzatti agradeceu a todos reconhecendo o trabalho desenvolvido por ex-diretores da EMEF Pejuçara, ex-secretários de educação e aos coordenadores do PDE, reiterando esperar que os alunos que passaram pela escola e pelo programa levem adiante o que aprenderam. “Nos precisamos do empreendedorismo para com ele nos desenvolver mais em áreas como a saúde, educação e infraestrutura, sem esquecermos da nossa essência em Pejuçara que é a agricultura. No campo também há a necessidade de empreendedores. O futuro da sucessão rural perpassará pelas mãos de cidadãos e cidadãs empreendedoras.