Turismo e Cultura - Domingo, 11 de Novembro de 2018

5ª Colheita do PDE movimenta comunidade escolar

A administração municipal de Pejuçara, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, juntamente com a Sala do Empreendedor e a Escola Municipal de Ensino Fundamental(EMEF) Pejuçara e apoio do Sebrae realizou no último sábado(10) a 5ª colheita do Programa Despertar Empreendedor(PDE), 3º CEPIB em festa e o sorteio da Campanha Troca Nota Estudantil.

Tendo como dependências o Clube Recreativo Pejuçarense(CRP) o evento estudantil proporcionou a comunidade escolar conferir de perto a produção feita pelos alunos integrados ao Programa Despertar Empreendedor ao longo deste ano letivo.

O consultor do Sebrae Leandro Rittel disse ter ficado surpreso e honrado por poder presenciar o trabalho desenvolvido pelos alunos salientando que a colheita do PDE provou que a formação dos alunos pode ser feita com olhos para o futuro e com foco no desenvolvimento dos seus próprios negócios. Durante o evento, os estudantes do 1º ao 9º anos, através de estandes montados no CRP comercializaram os mais diversos produtos com valores que variaram de R$ 1,00 até R$ 25,00.

Além da comercialização de produtos o evento também contou com apresentações artísticas e culturais com o envolvimento das instituições promotoras. Além de música, o publico espectador também pode presenciar números de dança, recitais de voz e claro muita diversão devido à estrutura montada no local.

A professora Sandra Mari Mafini Zambon, diretora da EMEF Pejuçara destacou que a colheita do PDE é a culminância de todo o trabalho desenvolvido no ano letivo que está terminando e que ficou estampado no rosto de cada aluno a capacidade de realizar, através da criatividade e da vontade de arriscar. A secretária municipal de educação Carla Regina Decian disse que o evento significava muito mais do que apenas colher aquilo que foi plantado, através do aprendizado de todo o ano. “Estamos desenvolvendo na nossa rede municipal de ensino um trabalho que traz perspectivas de um futuro promissor para nossos alunos e a cada ano que passar veremos brotar o significado efetivo deste trabalho que hoje está fazendo com que colhemos sorrisos de nossos estudantes”, disse. A professora também agradeceu a todo o corpo docente da Escola Municipal Pejuçara  e também aos integrantes do Centro Educacional Professora Iara Bergoli pela competência e altivez na organização da atividade.

5ª Colheita do PDE movimenta comunidade escolar

O prefeito Eduardo Buzzatti, por sua vez, disse ser gratificante ver o programa instituído há 5 anos no município registrar tantos resultados positivos. “Nós estamos alcançando o objetivo do PDE que é o de criar uma cultura nos estudantes, desde os mais pequenos até os do 9º ano, para que estes desenvolvam no ambiente escolar o censo pelo empreendedorismo”. Para Buzzatti o evento mostrou claramente a satisfação dos alunos com a sensação de dever cumprido. “Na qualidade de gestor municipal o nosso desejo é de que o PDE tenha vida longa no município porque esta cultura do empreendedorismo é a que nós precisamos. Queremos que estas crianças se aproveitem destes ensinamentos para serem futuros empreendedores, empresários de Pejuçara, concluiu ”.