Saúde - Terça-feira, 06 de Novembro de 2018

Exames encaminhados no Outubro Rosa foram realizados em 100% das pacientes

O mês de outubro terminou, mas a administração municipal, através da Secretaria da Saúde não parou de trabalhar para atender a demanda registrada durante as ações de prevenção realizadas para o público feminino que procurou o Centro Municipal de Saúde em Pejuçara.

As atividades desenvolvidas durante o Outubro Rosa resultaram em mais de 120 exames encaminhados e que foram realizados na sua totalidade nesta semana.

Durante o mês, várias ações foram desenvolvidas com o intento de orientar, prevenir e acelerar os atendimentos às mulheres que procuraram os serviços no Centro Municipal de Saúde. O trabalho, conforme a enfermeira Aline Gherke que coordena os programas de imunização na Secretaria da Saúde(SMS) e atua na ESF-1, contou com a busca ativa pelos agentes comunitários de saúde, além dos procedimentos realizados junto ao Centro Municipal de Saúde.

O gestor da saúde Erasmo Daronco disse estar feliz por 100% da meta estabelecida a partir do público alvo ter sido atingida. “O grupo de usuárias solicitou os exames e conseguimos atender a toda a demanda”, registrou.

Durante o mês de outubro, foram realizadas 122 mamografias e 185 coletas de exames citopatológicos de colo do útero, sendo que destes, 150 foram exames realizados em mulheres com idade entre 25 e 64 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.