Obras - Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018

Oficinas de música contribuem para o desenvolvimento dos Alunos da EMEI

Oficinas de musica contribuem para o desenvolvimento dos Alunos da EMEI

A administração municipal de Pejuçara através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Centro Educacional Professora Iara Bergoli(Cepib) desenvolvem com as crianças da educação infantil do município um projeto que vem contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade, concentração e respeito ao próximo. A professora Silvia Tanaura Belles da Cruz coordenadora do Cepib destaca que as oficinas de música ministradas para os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil(EMEI) tem resultado no melhor desempenho dentro da sala de aula.

Oficinas de musica contribuem para o desenvolvimento dos Alunos da EMEI

O professor Rodrigo Martins que ministra as aulas de música diz que a musicalização na educação infantil está relacionada a uma motivação diferente do ensinar. “Através da música possibilitamos o favorecimento a autoestima, a socialização e ao desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças”, destaca.

As aulas são ministradas na Sala de Musica do Cepib às terças-feiras pela manhã e nas sextas-feiras nos turnos da manhã e tarde nos horário de 9h30 às 10h30 e das 14h30 às 15h30. Participam das atividades os alunos da EMEI pré-escola, sempre no turno inverso da atividade pedagógica escolar. A professora Silvia Cruz salienta que a música de boa qualidade é uma grande aliada para o desenvolvimento saudável e tem um papel preponderante na educação da criançada.

Oficinas de musica contribuem para o desenvolvimento dos Alunos da EMEI

A importância da musica na educação infantil

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.

A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Fonte: Portal da Educação