Saúde - Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018

Ação de prevenção ao Câncer tem boa adesão na SMS.

A administração municipal de Pejuçara, através da Secretaria da Saúde realizou ao final da tarde da quarta-feira(17) uma ação de prevenção à saúde da mulher inserida na programação do Outubro Rosa. Trata-se de uma atividade que ofertou a coletas de exames citopatológicos de colo do útero, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias e realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.

A ação denominada “Entardecer no Centro Municipal de Saúde” recebeu a adesão de um bom público, já que a intenção, conforme a coordenadora dos programas de imunização na SMS, Aline Gehrke era atingir aquelas mulheres da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde de 50 á 69 anos para os exames de mamografia e de 25 a 64 anos para os exames preventivos do colo do útero. De acordo com ela a maioria das usuárias já havia agendado o seu horário anteriormente para a realização dos exames. A enfermeira disse que o número de coletas chegou a 14 e lembrou que o agendamento pode ser feito junto ao Centro Municipal de Saúde para o atendimento, com exceção das sextas-feiras.

Ação de prevenção ao Câncer tem boa adesão na SMS.

O gestor da Secretaria Municipal da Saúde(SMS) Erasmo Daronco disse que a ação desenvolvida possibilitou às mulheres terem um acesso diferenciado, num horário alternativo para atendimento. ”Certamente a ação desenvolvida foi importante porque este turno possibilitou também aquelas mulheres que trabalham comparecerem ao Centro Municipal para serem atendidas”, disse.

A Secretaria da Saúde divulgou que foram realizados 14 exames citopatológicos, encaminhadas 6 solicitações de mamografia e realizados 13 testes rápidos de HIV. O prefeito Eduardo Buzzatti e a Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti estiveram no CMS acompanhando o trabalho desenvolvido pelos servidores da saúde.

No dia 27 de outubro será realizado o dia “D” de prevenção. A atividade consistirá na coleta de exames citopatológicos do colo do útero, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias e realização de testes rápidos. A atividade será realizada das 8h às 14h30.