Educação - Quarta-feira, 10 de Outubro de 2018

CEPIB ministra aulas de artesanato para alunos da rede municipal

O trabalho manual do artesanato como ferramenta de aprendizagem na Educação. Com este objetivo o Centro Educacional Professora Iara Bergoli(Cepib), com apoio da administração municipal, através da Secretaria de Educação, Culturas, Turismo, Esporte e Lazer e Secretaria da Saúde deu início nesta semana à oficina de artesanato para estudantes da rede municipal de ensino.

A coordenadora do Cepib, professora Silvia Cruz destacou a importância da oficina “Em primeiro lugar, por ser uma oportunidade de mostrar e possibilitar a vivência de trabalhos manuais muito prazerosos de se fazer, porém, que exigem paciência e carinho para a obtenção do resultado final, diferente do ritmo a que se está acostumado nos dias de hoje”.

Com o objetivo de ensinar as alunas a técnica patchwork, cortando tecidos (sob medida) e costurando todo o complemento necessário para a confecção das peça, a oficina de artesanato é ministrada pela oficineira Eliane Basso. Entre outros produtos serão confeccionadas toalhas com aplicações, pano de prato, capa de caderno e camisetas customizadas, onde as possibilidades de trabalho são inúmeras, suscitando a imaginação e criatividade de cada um dos participantes da atividade.

CEPIB ministra aulas de artesanato para alunos da rede municipal

Já na primeira oficina de aplicação do tecido e costura, os alunos puderam exercitar seus primeiros pontos, os arremates, a importância da escolha de linhas e da manutenção da limpeza do trabalho, tudo feito com muito esmero e paciência.

CEPIB ministra aulas de artesanato para alunos da rede municipal

“Educação e Trabalhos Manuais tendo o artesanato como ferramenta de aprendizagem. Esta mescla de atividades que exigem dos alunos, disciplina, aplicação, planejamento e paciência, por certo trará resultados em outras áreas do aprendizado. Nosso objetivo, para além do aprendizado também é a formação de cidadãos comprometidos com o saber", disse a coordenadora Silvia Cruz.

As oficinas de artesanato serão ministradas até o início do mês de novembro. Após a conclusão da capacitação os estudantes receberão certificado de participação.