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Projeto Vivências melhora desempenho de alunos no ambiente escolar
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara, através da Coordenação Pedagógica dos anos finais, participação dos professores, parceria como Cepib e com o apoio da Supervisora dos Programas Educacionais está desenvolvendo o Projeto Vivencias, na Classe de Aceleração.
O Projeto surgiu a partir da necessidade de proporcionar aos alunos desta turma a realização de oficinas práticas que oportunizam aprendizagens para a vida. As oficinas contam com a colaboração de pessoas da comunidade, através do trabalho voluntário.
De acordo com o Plano Municipal de Educação(PME), que está em conformidade com o PNE, 95% dos alunos dos anos finais devem concluir o Ensino Fundamental na idade certa, até o final da vigência do PME. Por isso, a partir de março de 2018, a escola organizou a turma de Classe de Aceleração, que além de ter uma organização diferenciada, oferece também uma formação que desenvolve habilidades relacionadas ao cotidiano e ao mundo do trabalho, com o objetivo principal de garantir aos jovens a permanência e o sucesso na escola.
Neste sentido, o Projeto Vivências contempla atividades nas diversas áreas do conhecimento, através da realização de oficinas de culinária, marcenaria, meio ambiente, higiene, saúde, artesanato sustentável, palestras, passeios, visitas e pesquisas.
A partir da participação no Seminário Enfrentamento De Distorção Idade/Série promovido pelo Ministério Público(MP), em Porto Alegre sentiu-se a necessidade de realizar alguns ajustes na parte pedagógica da Classe de Aceleração, para obter um maior envolvimento dos alunos durante as aulas.
Assim surgiu o projeto Vivências, que está em pleno desenvolvimento, com atividades diferenciadas todas as semanas. Em agosto, aconteceram as oficinas de culinária e artesanato sustentável. Em setembro, foram desenvolvidas oficinas relacionadas à higiene, cuidados pessoais, saúde e alimentação saudável. Na sequência, haverá atividades relacionadas ao meio ambiente, como plantio de hortaliças, limpeza de terrenos, plantio de mudas de árvores.
O projeto terá continuidade em 2019, pois a organização curricular da turma está dividida em quatro semestres.
A diretora da Escola Municipal Pejuçara Sandra Zambon salienta que sabemos que a escola cumpre uma função social muito importante, através do desenvolvimento humano, por isso todo o esforço para combater a evasão e a reprovação são válidos. A conclusão do Ensino Fundamental é o objetivo deste projeto, além de dar subsídios necessários no mercado de trabalho, pontua.
A partir da base nacional comum curricular, os conteúdos estão a serviço do desenvolvimento das competências cognitivas e sócioemocionais. Através da abordagem de temas contemporâneos e da intencionalidade educativa, almeja-se atender às demandas educacionais atuais. Além disso, uma educação de qualidade para todos, com respeito à diversidade, combate ao preconceito e à discriminação são indispensáveis para a superação das desigualdades sociais.
Informações complementares:
Diretora da Escola: Sandra Zambom
Coordenadora Pedagógica: Anelize Casagrande
Supervisora dos Programas Educacionais: Eliane Zamberlam
Coordenadora do Cepib: Sílvia da Cruz
Pessoas que ministraram as oficinas: Eliane Basso, Miriam Weishung, Dasser Estevan, profissionais da Área da Saúde, Jordana Linassi
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R$ 505,78
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R$ 5,93
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