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Educação - Quarta-feira, 10 de Outubro de 2018

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Projeto Vivências melhora desempenho de alunos no ambiente escolar

Projeto Vivências melhora desempenho de alunos no ambiente escolar


Projeto Vivências melhora desempenho de alunos no ambiente escolar

Projeto Vivências melhora desempenho de alunos no ambiente escolar

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara, através da Coordenação Pedagógica dos anos finais, participação dos professores, parceria como Cepib e com o apoio da Supervisora dos Programas Educacionais está desenvolvendo o Projeto Vivencias, na Classe de Aceleração.

O Projeto surgiu a partir da necessidade de proporcionar aos alunos desta turma a realização de oficinas práticas que oportunizam aprendizagens para a vida. As oficinas contam com a colaboração de pessoas da comunidade, através do trabalho voluntário.

De acordo com o  Plano Municipal de Educação(PME), que está em conformidade com o PNE, 95% dos alunos dos anos finais devem concluir o Ensino Fundamental na idade certa, até o final da vigência do PME.  Por isso, a partir de março de 2018, a escola organizou a turma de Classe de Aceleração, que além de ter uma organização diferenciada, oferece também uma formação que desenvolve habilidades relacionadas ao cotidiano e ao mundo do trabalho, com o objetivo principal de garantir aos jovens a permanência e o sucesso na escola.

Neste sentido, o Projeto Vivências contempla atividades nas diversas áreas do conhecimento, através da realização de oficinas de culinária, marcenaria, meio ambiente, higiene, saúde, artesanato sustentável, palestras, passeios, visitas e pesquisas.

Projeto Vivências melhora desempenho de alunos no ambiente escolar

A partir da participação no Seminário Enfrentamento De Distorção Idade/Série promovido pelo Ministério Público(MP), em Porto Alegre sentiu-se a necessidade de realizar alguns ajustes na parte pedagógica  da Classe de Aceleração, para  obter um  maior envolvimento dos alunos durante as aulas.

Assim surgiu o projeto Vivências, que está em pleno desenvolvimento, com atividades diferenciadas todas as semanas. Em agosto, aconteceram as oficinas de culinária e artesanato sustentável. Em setembro, foram desenvolvidas oficinas relacionadas à higiene, cuidados pessoais, saúde e alimentação saudável. Na sequência, haverá atividades relacionadas ao meio ambiente, como plantio de hortaliças, limpeza de terrenos, plantio de mudas de árvores.

O projeto terá continuidade em 2019, pois a organização curricular da turma está dividida em quatro semestres.

A diretora da Escola Municipal Pejuçara Sandra Zambon salienta que “sabemos que a escola cumpre uma função social muito importante, através do desenvolvimento humano, por isso todo o esforço para combater a evasão e a reprovação são válidos. A conclusão do Ensino Fundamental é o objetivo deste projeto, além de dar subsídios necessários no mercado de trabalho”, pontua.

A partir da base nacional comum curricular, os conteúdos estão a serviço do desenvolvimento das competências cognitivas e sócioemocionais. Através da abordagem de temas contemporâneos e da intencionalidade educativa, almeja-se atender às demandas educacionais atuais. Além disso, uma educação de qualidade para todos, com respeito à diversidade, combate ao preconceito e à discriminação são indispensáveis para a superação das desigualdades sociais.

Projeto Vivências melhora desempenho de alunos no ambiente escolar

Informações complementares:

Diretora da Escola: Sandra Zambom

Coordenadora Pedagógica: Anelize Casagrande

Supervisora dos Programas Educacionais: Eliane Zamberlam

Coordenadora do Cepib: Sílvia  da Cruz

Pessoas que ministraram as oficinas: Eliane Basso, Miriam Weishung, Dasser Estevan, profissionais da Área da Saúde, Jordana Linassi


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