Saúde - Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018

Assistentes sociais palestram para colaboradores da Cotrimaio

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de “Setembro Amarelo”. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

O setembro amarelo foi criado em 2015, mas o ano de 2017 foi um marco nacional com a ocorrência de alguns fatores que colaboraram a população como um todo a dar mais atenção ao tema e procurar informações. Em 2018, o CVV (www.cvv.org.br), uma das entidades mobilizadoras do Setembro Amarelo no Brasil, programou diversas atividades em todas as cidades brasileiras.

Alguns exemplos são caminhadas, palestras, balões amarelos, pontos turísticos e edifícios públicos iluminados, distribuição de folhetos e atendimentos em locais públicos.

Assistentes sociais palestram para colaboradores da Cotrimaio

Em Pejuçara a administração municipal, através do Centro de Referência em Assistência Social(CRAS) e Secretaria da Saúde(SMS) desenvolveram ações mediante articulação intersetorial alusiva à campanha de prevenção ao suicídio e pela valorização da vida onde cada instituição desenvolveu atividades referentes ao assunto.

No dia 27 de setembro a assistente social Denise e as enfermeiras Thalissa e Patrícia atenderam a um convite da direção da Cotrimaio de Pejuçara. Uma palestra foi realizada envolvendo todos os colaboradores da organização cooperativa no sentido da orientação e prevenção ao suicídios e valorização da vida.