Saúde - Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018

Outubro Rosa: Secretaria da Saúde terá programação voltada para a prevenção ao câncerO câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e o seu diagnóstico precoce é fundamental para a cura. Pensando nisso a administração municipal, através da Secretaria da Saúde abriu oficialmente nesta quarta-feira(4) a programação prevista para o mês de outubro, de combate e prevenção ao câncer de mama e câncer do colo do útero que atinge milhares de mulheres todos os anos.

A enfermeira Aline Gehrke Schiavo destacou que a programação prevê o atendimento de usuários em horários alternativos visando a prevenção às doenças. No dia 17 de outubro a SMS realizará o “Entardecer no Centro Municipal de Saúde”. A atividade, de acordo com Aline Gehrke consiste na oferta de coletas de exames citopatológicos de colo do útero, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias e realização de testes rápidos  de HIV, sífilis, hepatite B e C.

Na sala de espera do Centro de Saúde será exibido um documentário sobre o tema. A programação do dia 17 se estenderá das 17h às 20h. No dia 27 de outubro será realizado o dia “D” de prevenção. A atividade consistirá na coleta  de exames citopatológicos do colo do útero, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias e realização de testes rápidos. A atividade será realizada das 8h às 14h30.

Às 15h do dia 27 de outubro será realizado o passeio ciclístico temático do outubro rosa, numa iniciativa do gabinete da Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti com saída do campo de futebol do Mancha Verde e distribuição de brindes.

Aline Gehrke Schiavo informou também que do dia 15 até o dia 19 de outubro será feita a intensificação da vacinação preventiva ao HPV para as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A enfermeira lembrou ainda que durante todo o mês de outubro estarão sendo oferecidos estes exames  as terças, quartas e quintas-feiras.

Aline Geherke e a nutricionista Ângela Martins falaram sobre prevenção durante encontro das mulheres no CMI