Obras - Terça-feira, 02 de Outubro de 2018

Alunos de Pejuçara participaram de palestra sobre violência no trânsito com policiais da PRF de Ijuí

Alunos de Pejuçara falam sobre violência no trânsito com policiais da PRF de Ijuí

A administração municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer(SMEC), Secretária de Obras e Saneamento e Departamento Municipal de Trânsito, deu sequência às atividades alusivas da Semana Nacional do Trânsito nesse dia 1º de outubro. Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara e da Escola Estadual Ângelo Furian foram reunidos para uma “roda de conversa” com integrantes da 10ª delegacia da da Policia Rodoviária Federal de Ijuí. Estiveram em Pejuçara o inspetor Edmilson Bruning Schopf e a enfermeira Eucládia Martini Cembranel para abordar temas inerentes a legislação de trânsito e a direção defensiva com respeito à vida.

O trânsito no Brasil, conforme lembrou Schopf, mata por ano em torno de 42 mil pessoas, deixando outras 600 mil com ferimentos que variam de leves a lesões com sequelas graves. Na palestra o policial rodoviário abordou a importância dos futuros motoristas atentarem para a legislação vigente, especialmente no que tange a segurança dos tripulantes e passageiros do veículo.

De acordo com ele, o uso do cinto de segurança e o bom comportamento de passageiros, especialmente em veículos de transporte coletivo salva vidas e contribui para a diminuição do número de leitos ocupados com feridos nos hospitais. Schopf lembrou que os acidentes no trânsito resultam em prejuízos materiais e sociais que chegam a R$ 8 bilhões e a conscientização para a mudar este quadro precisa começar cedo.

Para os alunos dos dois educandários, os policiais da PRF enfatizaram a necessidade de cuidados quando da ingestão de bebida alcóolica evitando a mistura “álcool e direção”, muitas vezes fatal quando da ocorrência de acidentes. “Foi um momento muito proveitoso e bem aceito pelos alunos, instigando o público que assistiu a nossa explanação a fazer perguntas relacionadas aos temas abordados na palestra”, disse Eucládia Cembranel. Alunos das series iniciais da Escola Municipal Pejuçara e Escola Estadual Ângelo Furian participaram da palestra.

A secretária da educação Carla Regina Decian, destacou que de forma lúdica os alunos puderam saber mais sobre as Leis que regem o trânsito brasileiro e também no município, uma vez que as orientações dadas pelos policiais rodoviários também  levaram em conta a realidade local. De outro modo a professora disse ser importante este contato para que o público que frequenta as escolas de Pejuçara tenha consciência que além de direitos há muitos deveres a serem cumpridos por quem está na direção de um veículo, seja ele coletivo ou particular.

“A administração municipal defende que a educação sempre foi o princípio de tudo; e no trânsito não é diferente. Educar e conscientizar os alunos mostrando os reflexos trágicos resultantes da imprudência contribuirá para que num futuro próximo os números sejam diferentes”, disse.

Na próxima segunda-feira(8) Edmilson Schopf e Eucládia Martini Cembranel estarão novamente em Pejuçara. Haverá novo encontro, desta vez, com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Furian na parte da manhã e com alunos do 5º ao 9º anos da EMEF Pejuçara no período da tarde.