Turismo e Cultura - Terça-feira, 02 de Outubro de 2018

Alunos da Escola Pejuçara conhecem estrutura da Criatec da Unijui

A  Administração Municipal por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e a Sala do Empreendedor oportunizaram aos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara, do 6º ao 9º ano, a visita a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul(Unijui).

No dia 19 de setembro, acompanhados pela Direção e pelos professores, os estudantes do Programa Despertar Empreendedor(PDE), conheceram a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí(Criatec).

A incubadora tem por objetivo o fomento à criação e ao crescimento de empresas locais e regionais com orientação tecnológica e a criação e manutenção de postos de trabalho qualificados na região.

Na oportunidade, conheceram dois projetos que surgiram na Criatec: impressão de objetos decorativos em 3D e estufas para o desenvolvimento de hortaliças em estufas, em ambientes internos e lâmpadas para aquários.

Os alunos ouviram com atenção as explicações dos jovens empreendedores e ficaram muito interessados pelos produtos. Das empresas apresentadas pela Incubadora, muitas já se consolidaram no mercado e outras estão sendo estruturadas para logo estarem disponíveis no comércio.

Alunos da Escola Pejuçara conhecem estrutura da Criatec da Unijui

A visita aconteceu por intermédio do profissional Luís Afonso, da Sala do Empreendedor, que relatou ser de suma importância oferecer aos estudantes experiência reais com o mercado de trabalho, isto incentiva o aprendizado empreendedor dos alunos.

O Prefeito Eduardo Buzzatti disse que o Programa Despertar Empreendedor, no quinto ano consecutivo, busca parcerias para contribuir com o trabalho dos professores em sala de aula e a Universidade apresentou através da Incubadora inovação e empreendedorismo na prática.

A professora Eliane de Moura Zamberlan, responsável pela Supervisão dos Programas Educacionais, afirma que os estudos ao visitar este projeto estão vivenciando na prática os comportamentos empreendedores e colaboram para a educação integral, despertando o espírito colaborativo e empreendedor.

A Coordenadora do PDE na Escola, professora Anelize P. Casagrande que acompanhou a viagem relatou que sem dúvida, foi uma experiência muito rica que ampliou a visão de mundo dos alunos e plantou em seu interior uma semente: se eu posso sonhar, eu também posso realizar.

O grupo de alunos e professores também realizaram um Tur pelo Campus da Unijuí, conhecendo os diversos prédios, laboratórios e outros espaços da Universidade.