Educação - Sexta-feira, 28 de Setembro de 2018

Prefeito assina adesão de Pejuçara à Planificação da Atenção Básica à Saúde

O prefeito Eduardo Buzzatti, acompanhado do gestor da Secretaria Municipal de Saúde de Pejuçara, Erasmo Daronco participou nesta sexta-feira(28) do evento regional de Planificação da Atenção à Saúde realizado no Salão de Atos da Unijui. O evento reuniu gestores de saúde, secretários, prefeitos, médicos e enfermeiras dos 20 município da área de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde(CRS) e contou com a presença do secretário estadual da saúde Francisco Paz.

Durante o encontro o público pôde acompanhar a Oficina Mãe da Planificação da Atenção à Saúde com a palestra proferida pelo professor doutor Eugênio Vilaça Mendes abordando o tema “Redes de Atenção à Saúde”. Na palestra o professor lembrou que a saúde suplementar brasileira é campeã na oferta de tomografias e ressonâncias magnéticas, situação que expõe a carga de demanda para o setor, tendo em vista o funcionamento do atual sistema. Ele disse que a Planificação surge como uma proposição de mudança deste sistema como forma de melhorar o acesso ao SUS. Porém, de acordo com ele, o processo só funcionará a partir da colaboração de todos, do envolvimento de médicos, enfermeiras, gestores da saúde e prefeitos.

As oficinas de implantação do sistema terão início nos municípios que aderiram a Planificação e o ponta pé inicial é o conhecimento do paciente por parte da equipe que irá atende-lo. ”A rede só vai funcionar se nos envolvermos e nos vincularmos profundamente a população que vive na área onde os serviços estão sendo prestados. Tudo começara pelo conhecimento do paciente desde a patologia apresentada no atendimento, até o seu endereço”, disse o palestrante.

Prefeito assina adesão de Pejuçara à Planificação da Atenção Básica à Saúde

A Planificação da Atenção Primária à Saúde é uma das ações que compõem a Planificação da Atenção à Saúde e pretende problematizar e refletir sobre o papel da APS como ordenadora da rede, fornecendo apoio técnico às equipes gestoras municipais e trabalhadores da área, para qualificar a organização da rede de acordo com os princípios do SUS. Essa ação é uma parceria do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) com a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Por meio da Planificação, pretende-se problematizar e refletir sobre o papel da atenção básica, fornecendo apoio técnico às equipes gestoras municipais e trabalhadores da área, para qualificar a organização da rede de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário Estadual da Saúde Francisco Paz lembrou em seu pronunciamento da importância da participação de todos como forma de melhorar o acesso ao SUS. “Buscamos qualificar os processos na atenção primária para diminuir e quem sabe até acabar com as filas do SUS”, disse. Representando o Conselho de Secretários de Saúde do Estado, o gestor da saúde de Pejuçara Erasmo Daronco disse no evento que a Planificação da Atenção Básica à Saúde, além buscar a resolutividade dos problemas de saúde da população, aproximará mais o usuário do profissional da saúde nos municípios.

Prefeito assina adesão de Pejuçara à Planificação da Atenção Básica à Saúde

Prefeitos, gestores e servidores da saúde e vereadores de 20 municípios da região estiveram no encontro

Nas oficinas da Planificação o município de Pejuçara fará parte do polo de Panambi. Os encontros ocorrerão nos dias 2 e 9 de outubro no Instituto Farroupilha de Panambi envolvendo os profissionais de saúde que integram as equipes dos municípios de Pejuçara, Panambi e Condor. O prefeito Eduardo Buzzatti disse esperar que esta conjugação de esforços entre o Estado, municípios e os servidores da saúde resulte, de forma efetiva, na melhoria do atendimento ao usuário. “Estamos imbuídos na meta de melhorar cada vem mais a atenção primária diminuindo filas e buscando extinguir a espera por atendimentos e procedimentos na saúde básica da população”, disse.