Educação - Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018

Conselho de Alimentação Escolar faz primeira reunião ordinária

O prefeito Eduardo Buzzatti participou nesta semana da primeira reunião ordinária dos novos integrantes do Conselho de Alimentação Escolar(CAE) de Pejuçara. Encontro realizado no Salão Nobre do Centro Administrativo Municipal, contou com a presença também da professora Carla Regina Decian, titular da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer(SMEC) e da nutricionista responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação escolar Jordana Linassi Sartori.

Por compromissos previamente agendados, Buzzatti não havia participado da reunião de posse dos novos conselheiros e no encontro deu as boas-vindas aos novos integrantes que representam no CAE a sociedade civil organizada, comunidade escolar e professores. O chefe do executivo disse que a tarefa realizada pelos integrantes do conselho é gratificante porque envolve diretamente a alimentação escolar que interfere na saúde e desempenho dos alunos da rede municipal em sala de aula. “A colaboração de vocês neste processo é fundamental porque com uma alimentação condigna a gente obtém resultados positivos nestes importantes quesitos no ambiente escolar”, disse o prefeito.

A nutricionista Jordana Linassi Sartóri disse que a primeira avaliação feita nos ambientes de alimentação escolar foi bem positiva com os novos conselheiros observando de forma criteriosa pontos que constam do chek-list e que podem ser melhorados como estrutura física dos locais, aquisição de equipamentos entre outros.

Os novos conselheiros também avaliaram nas visitas realizadas questões inerentes a higiene, manipulação, qualidade e preparo dos alimentos, cardápio disponibilizado na alimentação escolar, questão nutricional, a relação entre merendeiras e alunos e a estrutura das cozinhas e refeitórios das escolas. Jordana Linassi disse que a partir dos apontamentos, as sugestões serão encaminhadas através de oficio para a SMEC e ao chefe do executivo.

A secretária de educação Carla Decian disse que a colaboração dos integrantes do CAE é fundamental por que  o intento da administração é sempre melhorar a alimentação escolar e as condições em que ela é oferecida. “A qualidade da alimentação e as condições ideais para o seu consumo no ambiente escolar irão repercutir diretamente na aprendizagem melhorando o desempenho do aluno”, concluiu. As reuniões ordinárias do Conselho de Alimentação Escolar(CAE) são realizadas bimestralmente.