Educação - Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

Idosos recebem caderneta de saúde em encontro realizado no CMI

A administração municipal de Pejuçara, através da secretaria de saúde realizou encontro com idosos no Centro Municipal do Idoso(CMI) hoje(25). Conforme a enfermeira Aline Gehrke Schiavo, profissionais da saúde apresentaram aos senhores e senhoras presentes a nova caderneta de saúde da pessoa idosa. Com o documento será possível aos usuários o registro dos atendimentos procedidos junto a rede municipal de saúde.

A enfermeira Léia Sarturi, responsável pela política de saúde do idoso em Pejuçara, lembrou aos presentes na reunião que a caderneta será utilizada pela equipe de enfermagem e pelos médicos quando da realização de exames ou consultas. No documento será possível anotar dados como pressão arterial, glicemia, vacinação preventiva, atendimentos a saúde bucal, além do documento conter orientações sobre a prevenção a quedas e outros acidentes comuns que eventualmente possam ocorrer com o público da terceira idade. Os idosos foram orientados a levar a caderneta a todos os atendimentos que forem feitos, para que estes possam ser registrados por profissionais da saúde.

Idosos recebem caderneta de saúde em encontro realizado no CMI

A caderneta de saúde da pessoa idosa integra um conjunto de iniciativas e tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde. Aline Gehrke Schiavo lembra que é um documento elaborado para auxiliar no bom manejo da saúde, sendo usado tanto pelas equipes de saúde, quanto pelos idosos para seus familiares e cuidadores. A Caderneta permitirá o registro e acompanhamento por cinco anos de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre as condições de saúde e hábitos de vida dos idosos com o intento da identificação das vulnerabilidades.

Idosos recebem caderneta de saúde em encontro realizado no CMI

Após o encontro, os idosos que participaram da reunião foram submetidos a testes de glicemia e exames de pressão arterial, além de participarem de uma oficina de educação física para a terceira idade. Participaram da atividade o Dr. Luiz Gustavo que palestrou sobre o tema “síndromes geriátricas”, além das enfermeiras Léia Sarturi, Claudete Zamberlan e Aline Gehrke que coordena os programas de imunização no município de Pejuçara.