Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018

SMEC foi representada em encontro do Conseme

A administração municipal de Pejuçara, através da secretaria municipal de educação esteve representada nesta semana na reunião do Conselho de Secretários Municipal de Educação(Conseme) da Associação dos Municípios do Planalto Médio(Amuplam). O Conseme é vinculado a União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação e na reunião realizada na terça-feira(11) realizou formação para os técnicos das Secretarias Municipais de Educação que trabalham com o Plano de Ações Articuladas(PAR), que compõe um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais.

A secretária municipal de educação Carla Regina Decian que coordena o Conseme Amuplam  disse que este evento em parceria com os municípios da Amuplam, trouxe para o interior do Estado a instrutora Doris Couto, possibilitando assim maior participação dos técnicos das secretarias, visto que os deslocamentos até Porto Alegre é dispendioso nos aspectos de tempo e recursos financeiros públicos. “Conseguimos unir forças para garantir formação zelando pelos recursos públicos”, frisou.

SMEC foi representada em encontro do Conseme

O Plano de Ações Articuladas tem um impacto na sociedade pela transferência voluntária, feita a cada ano, pelo Governo Federal, na qual os municípios devem pleitear recursos, a partir de análise das informações fornecidas pelo preenchimento do diagnóstico (fraquezas, fragilidades, pontos fortes, etc), as quais devem estar alinhadas ao Plano Municipal de Educação(PME).

As ações pleiteadas, conforme Carla Decian podem ser: mobiliário, veículos, tablets para professores, construções de creches e escolas, quadras e coberturas, reformas, ampliações, entre outras. Além da secretária Carla Decian, também representaram o município de Pejuçara no encontro, Theila Costa Beber e Elizangela Basso.