Desenvolvimento Econômico - Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018

Ganhadores do concurso Dia “D” da Nota Fiscal fazem viagem de estudos

Ganhadores do concurso Dia “D” da Nota Fiscal fazem viagem de estudosAlunos das escolas da rede municipal e estadual de Pejuçara que participaram do concurso dia “D” da nota fiscal e foram sorteados iniciaram no último final de semana as viagens de estudos conforme planejamento com as direções das Escolas. O planejamento com as direções foi feito por professores responsáveis pelas turmas e a professora coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Eliane de Moura Zamberlan. As turmas ganhadoras do concurso realizarão viagens de estudo, de acordo com o que previa o regulamento e neste mês de setembro entre os dias 04 e 06,  os alunos do 8º ano da Escola Municipal Pejuçara e 9º ano da Escola Ângelo Furian, acompanhados pela professora Taciana Cadore Didonet responsável pela organização do roteiro, tiveram a oportunidade de visitar a Mostra Egípcia em Santa Maria e assistir a uma sessão de cinema no Shopping Praça Nova naquela cidade.

A Administração Municipal de Pejuçara, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal, oportunizou aos alunos o auxílio a parte do transporte de deslocamento. Relatos da professora Taciana afirmam que “está Viagem de Estudos foi uma oportunidade única para muitos alunos, visto que o Programa viabilizou parte da viagem das duas escolas e trouxe para os alunos visualizarem na prática as relíquias das esculturas egípcias que fazem parte do Museu Egípcio Itinerante.

Ganhadores do concurso Dia “D” da Nota Fiscal fazem viagem de estudos

A professora Coordenadora do Programa de Educação Fiscal - PMEF no município Eliane Zamberlan participou da viagem e destacou o trabalho colaborativo da professora Taciana e da importância do programa, salientando que os alunos “tiveram nesta viagem uma aula de cultura, cidadania e boa conduta social. Na verdade, o aprendizado também está, nas diferentes vivencias extra escolares”, frisou a Coordenadora.

De acordo com ela a próxima viagem a se realizar neste semestre ocorrerá em outubro, uma vez que o concurso premiou seis turmas em Pejuçara.

O prefeito Eduardo Buzzatti lembrou que o município de Pejuçara foi o segundo no Estado a implantar o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e a partir dele, também o Programa Despertar Empreendedor (PDE), que trabalham, além do empreendedorismo, também a Educação Financeira dos alunos inseridos no Programa Municipal de Educação Fiscal - PMEF.

Para o chefe do executivo pejuçarense, proporcionar estas viagens de conhecimento aos alunos que participaram do concurso dia “D” da Nota Fiscal é propiciar aos estudantes a compreensão do funcionamento da economia de forma lúdica tanto no ambiente escolar quanto na parte prática. Buzzatti disse ainda que sempre teve como meta na sua administração a agregação de valores daquilo que é desenvolvido no município e por isso estes programas são incentivados pela administração municipal. “Incentivando estes programas estamos promovendo a cidadania para os estudantes e a comunidade escolar envolvida”, concluiu.

As premiações

As premiações foram entregues em julho às turmas vencedoras conforme cada categoria, assim como previa o regulamento. Na categoria 1 – estudantes da Educação Infantil – Pré-Escola (A e B) foi premiada a turma do Pré-A/tarde da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Schuster que recolheu 103 notas. Na categoria 2 – Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais(1º ao 5º ano) o prêmio foi para o 5º ano da tarde da Escola Estadual de Educação Básica Ângelo Furian com 280 notas recolhidas. O 4º ano/manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara também foi premiado com 273 notas recolhidas. Na categoria 3 - Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) os premiados foram o 9º ano/manhã da Escola Estadual de Educação Basica Ângelo Furian que recolheu 297 notas e o 8º ano/manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara que recolheu 285 notas fiscais. Já na categoria 4 – Estudantes do Ensino Médio Diurno e Noturno a vencedora foi a turma da manhã do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Ângelo Furian  com 35 notas recolhidas.

Ganhadores do concurso Dia “D” da Nota Fiscal fazem viagem de estudos

Além do certificado todas as turmas vencedoras foram agraciadas com uma viagem de estudos a ser realizada no segundo semestre deste ano. A Coordenadora do PMEF Eliane Zamberlan adianta que para este semestre está previsto mais um Concurso Estudantil na Categoria Individual denominado Troca Notas Estudantil: A Nota é Minha".