Administração - Sexta-feira, 31 de Agosto de 2018

IBGE revisa para baixo população de Pejuçara

IBGE revista para baixo população de Pejuçara

O Instituto Nacional de Geografia e Estatística(IBGE) divulgou nesta semana números atualizados que se referem a população nos municípios brasileiros. As estimativas da população residente para os municípios com data de referência em 1º de julho de 2018 foram calculadas com base na Projeção de População(Revisão 2018) divulgada em 25/07/2018. As populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos Estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios.

Para Pejuçara a contagem revisou o número de habitantes para baixo. Em 2017, o mesmo procedimento do IBGE havia apontado uma população de 4.043 pessoas. Neste ano, a revisão apontou 3.983 habitantes em Pejuçara. O último censo realizado em 2010 já havia apontado população de 3.973 habitantes e densidade demográfica de 9.59 Hab/Km².

Os novos números mostram que Pejuçara é o 10º município de sua micro-região em densidade populacional entre os 15 pesquisados. No Estado, Pejuçara está na posição 373 entre 497 município no que diz respeito a habitantes.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União(TCU) no cálculo do Fundo de Participação dos Municípios(FPM) e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. A divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei Complementar nº 143/2013.

IBGE revista para baixo população de Pejuçara