Educação - Sexta-feira, 31 de Agosto de 2018

EMEI Maria Schuster recebe homenagem em ato no Centro Administrativo

Em ato realizado na manhã desta sexta-feira(31) os integrantes da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Schuster foram homenageados, assim como ex-diretores, pelo transcurso dos 30 anos de atividades do educandário municipal. A escola dirigida atualmente pela professora Vanuza Zambra Perlin foi fundada em 15 de maio de 1988 no governo do Então prefeito Valmir Mioso, tem 31 servidores e atende atualmente 162 crianças de quatro meses a 6 anos incompletos separados em turmas de Berçário I, Berçário II, Maternal I, Maternal II, Pré A e Pré B.

Ao discorrer sobre a história da EMEI Maria Schuster, a diretora Vanuza Zambra Perlin lembrou de dificuldades enfrentadas para que a escola tivesse a estrutura física necessária para o atendimento à comunidade que procurava as vagas. Com o funcionamento desta instituição foram extintos os três lares vicinais que até então abrigavam as crianças da cidade enquanto suas mães trabalhavam. A Creche Municipal Maria Schuster na data de sua fundação tinha como objetivo o oferecimento de abrigo às crianças cujas mães precisassem trabalhar fora do lar para ajudar na economia familiar. O atendimento era feito pelas monitoras em turno integral.

A Escola recebeu a denominação de “Maria Schuster” por esta ter sido uma pessoa que muito fez pelo município de Pejuçara. A Creche Municipal Maria Schuster era mantida e vinculada à Secretaria de Assistência Social. Em 1992 sua área física foi duplicada aumentando assim em 50% o atendimento, pois havia uma grande demanda de crianças na lista de espera. O atendimento era feito em turmas de: berçário, maternal, jardim da infância e pré-escola. Com o Decreto Executivo Nº 639, de 13 de Setembro de 1999, ficou alterada a designação da Creche Maria Schuster para Escola Municipal de Educação Infantil Maria Schuster, considerando especialmente as Resoluções nº 234, de 7 de janeiro de 1998 e nº 242, de 20 de janeiro de 1999, do Conselho Estadual de Educação (CEED).

Ao longo desses anos, segundo Vanusa, muitos cidadãos de Pejuçara passaram pela escola o que a professora referiu ser gratificante tendo em vista a contribuição que o órgão municipal de ensino deu para a formação de jovens comprometidos com a cidadania. O prefeito Eduardo Buzzatti lembrou que à época, Valmir Mioso criou a creche que alguns anos mais tarde passava a se denominar EMEI Maria Schuster. Segundo ele, o ato ao qual esteve presente provou, passados os 30 anos do educandário, que valeu a pena semear. “A creche, antes pequena, agora é a referência da educação infantil em Pejuçara”, explanou.

A diretora Vanusa destacou o agradecimento aos investimentos do poder público e lembrou que “desde 1988, a história da EMEI Maria Schuster vem sendo escrita, dia após dia, em cada criança que frequenta a escola, em cada profissional que trabalha e dá o seu melhor, em cada pai que confia, em cada detalhe organizado para o bem-estar de todos. Este local, abençoado por Deus, é considerado o segundo lar de muitas de nossas crianças e por isso merece muitas homenagens”, disse.

Diretoras homenageadas no ato desta sexta-feira(31)

- JONARA NIFA ROSA GABBI - 1988-1993

- GENI SCHIAVO - 1994-1996/2003