Saúde - Quarta-feira, 29 de Agosto de 2018

Novas agentes de saúde já estão atuando em Pejuçara

A administração municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde(SMS) procedeu recentemente a contratação, em caráter emergencial, de cinco novas agentes de saúde para atuação em áreas que até então estavam descobertas devido á falta de profissionais.

O gestor da SMS Erasmo Daronco destacou que a contratação supre uma necessidade que havia, tendo em vista o cumprimento da legislação que preconiza a cobertura de 100% da área abrangida pelas Estratégias de Saúde da Família(ESFs) de Pejuçara.

A contratação emergencial com contrato de 6 meses renováveis por mais 6 eleva para 11 o número de agentes no município de Pejuçara sendo que 6 atuam no ESF 1 e outros 5 no ESF 2. “O agente comunitário de saúde é o profissional que liga a rede municipal de saúde pública ao usuário e como os ESFs são a porta de entrada para a prestação de serviços via Sistema único de Saúde(SUS) necessitávamos contemplar esta necessidade no município”, disse o gestor.

Contratações

Foram contratadas Itamara Gomes que atuará no ESF-1 que atende a micro-área 5. Ela atuará nas localidades de Pedreira, Linha Macuglia, Passo Liso, Jacicema e Passo do Marmeleiro. Gabriela Pautz do ESF-2 atuará na micro-área 10 – Rio Branco. Géssica Ane de Moura é vinculada ao ESF-1 e atuará na micro-área 3 – Modelo.

A agente de saúde Graciele Gomes Xavier Pedroso é do ESF-1 e atenderá a micro-área 6 que compreende as localidades de Jacicema, Cedrinho e Passo do Inglês. Já Makele Rosa de Paula do ESF-2 atenderá a micro-área 7 – Centro 1. As agentes de saúde recém contratadas já estão atuando em suas áreas de cobertura.

Itamara Gomes ESF-1 micro área 5

Makele Rosa de Paula ESF 2 micro-área 7