Obras - Sexta-feira, 24 de Agosto de 2018

Administração faz investimentos para segurança no trânsito de Pejuçara

Cruzamento das ruas Getúlio Vargas com Luígi Basso que receberá implantação de uma rotatória

A administração municipal de Pejuçara está investindo para promover a segurança de pedestres e motoristas no trânsito da cidade. Nesta semana o prefeito Eduardo Buzzatti(DEM) confirmou a finalização do processo licitatório que definiu a empresa que implantará duas rotatórias no município. “Estas interseções de trânsito têm baixo custo, aumentam a segurança em cruzamentos e reduzem acidentes com vítimas”, lembrou o prefeito ao salientar a necessidade do investimento.

As rotatórias serão instaladas no cruzamento das ruas Getúlio Vargas e Luígi Basso(foto) devido a incidência de acidentes no local, e também no cruzamento das ruas Luis Bergoli com Ângelo Furian no bairro Renascer. Neste local, segundo Buzzatti a rotatória é uma solicitação dos moradores tendo em vista o denso movimento de veículos e por se tratar de um vias urbanas muito utilizadas por pedestres na cidade.

“O primeiro benefício de uma rotatória é que ela obriga o motorista a diminuir a velocidade do veículo. Isso ocorre por causa da geometria do implemento: além de sinalizações horizontais, o estreitamento da via induz a essa redução, explica o coordenador de Departamento Municipal de Trânsito, Oneide Gelatti. Essa união de baixa velocidade, menor número de pontos de conflito e tráfego disciplinado tem como resultado a redução do número de acidentes e da gravidade das colisões”, completa.

Administração faz investimentos para segurança no trânsito de Pejuçara

Modelo a ser instalado em Pejuçara, é semelhante à rotatórias implantadas na vizinha cidade de Ijuí

O coordenador lembra ainda que no cruzamento das ruas Padre José com Alcides Frederico Linassi também será instalada uma rotatória. A rua Alcides Frederico Linassi receberá ainda duas lombadas(quebra-molas) a fim de que os usuários da via diminuam a velocidade ao se aproximar do citado cruzamento, local onde o índice de colisões também é elevado. Na rua Eliseu Mafini outro quebra-molas será instalado. O departamento de trânsito trabalha agora na aquisição dos dispositivos de sinalização de trânsito a serem implantados nos locais das interseções.

O prefeito Eduardo Buzzatti, ao lembrar o investimento aproximado a R$ 30 mil para realização das obras, lembrou que a aplicação do recurso vem no sentido da prevenção aos acidentes e para a educação no trânsito. “Investir em melhorias das condições de mobilidade, propiciando mais segurança aos usuários das vias urbanas é compromisso do gestor que se preocupa com o bem-estar de seus munícipes”, concluiu.