Saúde - Sexta-feira, 24 de Agosto de 2018

Campanha de vacinação entra na última semana

A administração municipal através da Secretaria Municipal de Saúde(SMS) está alertando aos pais que ainda não levaram os filhos para se vacinar que a campanha preventiva à poliomielite e ao sarampo entra na sua última semana. A campanha de imunização iniciada no último dia 6 será encerrada em 31 de agosto e no município de Pejuçara o índice vacinal está muito abaixo do preconizado pelos gestores da saúde. A meta estabelecida para o município prevê atingir 157 crianças de zero a cinco anos incompletos.

No entanto, até agora apenas 105 receberam a dose da vacina preventiva à poliomielite e ao sarampo. O número equivale a 66.88% da meta prevista pelo Ministério da Saúde para Pejuçara. Para atingir o percentual exigido 95% do público alvo, 45 crianças ainda precisam tomar a vacina. Por isso a importância dos pais levarem os filhos ao posto de saúde.

Os baixos índices de vacinação criaram uma possibilidade real de novos surtos e mortes causadas pelo sarampo e a poliomielite no Brasil. O alerta foi feito pelas sociedades brasileiras de pediatria (SBP), imunizações (Sbim) e Infectologia (SBI) que, em parceria com o Rotary Internacional e com o apoio do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, assinaram um manifesto para alertar sobre a necessidade de união de esforços para que o Brasil continue sendo um país livre das duas doenças.

De acordo com a representante do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues, a volta do sarampo e da poliomielite, além de trazer risco para a vida dos brasileiros, também significa mais gastos e a possibilidade de o sistema de saúde ficar sobrecarregado já as pessoas infectadas precisarão de mais leitos nos hospitais, maior assistência médica, e mais investimento para tratar doenças que poderiam ser evitadas com vacina.