Saúde - Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

Prefeito assina adesão a Planificação da Atenção à Saúde

O município de Pejuçara aderiu em ato realizado na manhã desta sexta-feira(17) a Planificação da Atenção à Saúde. A Planificação é um projeto da Secretaria Estadual da Saúde(SES) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde(CONASS), desenvolvida nos municípios a partir das Coordenadorias Regionais de Saúde. O processo é composto por seis oficinas, tutorias de APS e da AAE com duração aproximada de 16 meses.

No caso da região de Pejuçara, a coordenação do trabalho será da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde(CRS). De acordo com o coordenador do projeto de Planificação na coordenadoria, Charles Boff o objetivo é ampliar o acesso e aumentar a resolutividade da atenção primária à saúde como ordenadora da rede de atenção básica à saúde melhorando a saúde das pessoas e garantindo o cuidado da população ao longo do tempo, proporcionando serviços de prevenção, cura e reabilitação.

Ele enfatizou que o novo sistema de atendimento aos usuários de forma planificada “vai diminuir custos e potencializar o atendimento ao paciente”. O trabalho que passará a ser desenvolvido, lembrou Charles Boff, melhorará a atenção primária que, se bem aplicada, é capaz de resolver 90% dos casos que chegam aos postos de atendimento à saúde. A prioridade de acordo com Boff será a rede Materno-Infantil e Atenção às Condições Crônicas – Diabetes Mellitus e a Hipertensão Arterial Sistêmica.

Prefeito assina adesão a Planificação da Atenção à Saúde

“Essa mudança no modelo vem de encontro à necessidade de organização dos serviços de saúde para que haja mais resolutividade”, lembrou o gestor da saúde no município de Pejuçara Erasmo Daronco, ao discorrer sobre a importância do singular encontro que envolveu todos os servidores da saúde municipal. As oficinas serão realizadas em setembro, outubro e novembro para todos os profissionais que compõe as equipes de atenção primária à saúde(APS) e representações da atenção secundária e terciária.

Na reunião realizada em Pejuçara também foram escolhidos os facilitadores Franciele Raquel Baier e Aline Gehrke Schiavo da SMS que terão a responsabilidade de aplicar as oficinas junto aos profissionais da APS. Como tutora foi escolhida pelos servidores a enfermeira Patrícia Mattos. Inês Tassoti foi escolhida para integrar o grupo como representante dos usuários da saúde. As oficinas envolvendo os servidores da saúde de Pejuçara serão realizadas em Panambi.

Prefeito assina adesão a Planificação da Atenção à Saúde

No mesmo encontro, o prefeito Eduardo Buzzatti assinou o Termo de Compromisso e Adesão a Planificação da Atenção Básica à Saúde. O chefe do executivo de Pejuçara disse esperar que a conjugação entre Estado, Município e servidores da saúde ocorra efetivamente em prol do melhor atendimento aos usuários dos serviços de saúde. “Toda e qualquer proposta que venha para melhorar os procedimentos é bem vinda. Melhorar ainda mais o atendimento no Centro Municipal de Saúde de Pejuçara é meta constante, por isso estamos firmando este compromisso de planificar a atenção à saúde. Os próximos meses serão de aprendizado e imersão dos servidores ao novo sistema, motivo pelo qual, também lembramos a importância da compreensão dos nossos usuários, porque as mudanças que vem por aí são em prol destas pessoas”, destacou.

Participaram da reunião o coordenador adjunto da 17 ª CRS Gerson Prudêncio, o coordenador do projeto de Planificação Charles Boff e os condutores profissionais Ender Rolim e Paulo Borer. Integrantes do Conselho Municipal de Saúde Ângela Martins presidente, e os membros Inês Tassoti, Adil Vincensi e Maria Aparecida Lopes também participaram do encontro. Os vereadores João Carlos Martins, Maurício Mioso que preside a Câmara de Vereadores e Eliane Zamberlan e Carina Zambra representaram o legislativo pejuçarense na reunião.