Educação - Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018

Pejuçara e Bozano promovem formação conjunta

Nos dias 30 e 31 de julho, as Administrações Municipais de Pejuçara e Bozano, através dos Secretários de Educação Izidoro Massafra e Carla Regina Decian, promoveram formação continuada para os profissionais da educação com intuito de capacitá-los para atender cada vez mais com qualidade os educandos das escolas públicas. Participaram as escolas EMEF Pejuçara, EEEB Angelo Furian e EMEI Maria Schuster de Pejuçara, e, EMEF Pedro Costa Beber e EMEI Bozano.

A formação continuada é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade educativa, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação profissional efetiva que promova aprendizagens significativas.

Por meio desta primeira parceria com o município vizinho, foi possível oportunizar uma formação de qualidade com a empresa Impare de Santa Maria, representada pela Professora Ms. Tatiane Isaia que iniciou a assessoria para implementação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular ao longo dos próximos 12 meses.

Pejuçara e Bozano promovem formação conjunta

No dia 30 de julho, durante todo dia, houve também formação específica para Monitores Escolares de ambos os municípios denominada “Compreendendo os elementos que envolvem o papel do monitor de sala de aula”. A mesma foi conduzida pela Professora Denise Medina Fidler, também da Impare Educação.

Através desta política de parceria em regime de colaboração entre os municípios vizinhos está sendo possível oferecer aos profissionais da educação formações com qualidade e eficiência o que, consequentemente, refletirá numa educação com cada vez mais qualidade e equidade.

O que é a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa a nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Trata-se de uma espécie de referência dos objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de sua formação. Longe de ser um currículo, a Base Nacional é uma ferramenta que visa a orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. Estabelece os objetivos de aprendizagem que se quer alcançar, por meio da definição de competências e habilidades essenciais. A BNCC não consiste em um currículo, mas um documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem os seus currículos. Com a BNCC, os direitos de aprendizagem de todos os alunos passam a ser assegurados. Dessa forma, o principal objetivo da Base é garantir a educação com equidade, por meio da definição das competências essenciais para a formação do cidadão em cada ano da educação básica.